Ensino de história da educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias

Autores

  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia (Campus do Pontal)
  • Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O texto propõe reflexões sobre o perfil dos professores da disciplina de História da Educação no Brasil, bem como suas metodologias de trabalho. O levantamento de dados foi realizado junto a 33 professores representantes de todas as regiões do país em congresso da área (São Luís-MA, 2010). Subsidiados pelo estudo do percurso histórico da disciplina e pela análise dos dados obtidos, enfatizamos a cultura profissional dos docentes por entender que sua atividade representa proposta de aprendizado sobre algo, cujo conteúdo e materiais de trabalho são forjados pelos modos de fazer do professor. É possível observar a feminização dos docentes da disciplina, que têm em média 45 anos de idade e 13 anos de atuação no magistério superior, 74% são graduados em Pedagogia e História.

Palavras-chave: ensino de história da educação; professores; cultura profissional.

 

TEACHING OF THE HISTORY OF EDUCATION IN BRAZIL: REFLECTIONS ON THE PROFILE OF TEACHERS AND THEIR METHODOLOGIES

Abstract

The text proposes reflections on the backgrounds of the teachers of the discipline History of Education in Brazil, as well about their working methods. The survey was conducted with 33 teachers representing all regions of the country in a congress (São Luís-MA, 2010). Subsidized by the study of the historical path of that discipline and data analysis, we emphasize the professional culture of these teachers, understanding that their activity is a proposed of learning about something, whose contents and work materials are forged by teachers practices. You can see the feminization of teachers of this discipline, who have 45 years old on average and 13 years of experience in university teaching, 74% are graduates in Pedagogy and History.

Key-words: teaching history of education; teachers; professional culture.

 

LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: REFLEXIONES SOBRE EL PERFIL DE LOS PROFESORES Y SUS METODOLOGÍAS

Resumen

El texto propone reflexiones sobre el perfil de los maestros de la disciplina de Historia de la Educación en Brasil, así como sus metodologías de trabajo. La encuesta se realizó con 33 profesores de todas las regiones del país en la zona de congreso (São Luís-MA, 2010). Subvencionado por el estudio de la trayectoria histórica de la disciplina y el análisis de los datos obtenidos, hacemos hincapié en la cultura profesional de los profesores a entender que su actividad es propuesta del aprendizaje del algo, cuyo contenidos y materiales de trabajo son forjados por los modos de hacer del maestro. Es posible observar la feminización de los profesores de la disciplina, que tienen un promedio de 45 años de edad y 13 años de experiencia en la enseñanza universitaria, el 74% son graduados en la Pedagogía y la Historia.

Palabras-clave: enseñanza de la historia de la educación; profesores; cultura profesional.

 

ENSEIGNEMENT D’HISTOIRE DE L’ÉDUCACION AU BRÉSIL: REFLEXIONS SUR LE PROFIL D’PROFESSEURS ET LEURS METHODOGIES

Résumé

Le texte propose des réflexions sur les origines dês professeurs de l’discipline de l’histoire de l’éducation au Brésil, ainsi que leurs méthodes de travail. Le sondage a été mené avec 33 professeurs représentant toutes lês régions du pays dans la zone de congrès (São Luís-MA, 2010). Subventionné par l’étude de la trajectoire historique de l’analyse de l’discipline et de données, nous insistons sur la culture professionnelle des professeurs à comprende que leur activité est proposé de l’apprentissage de quelque chose, le contenu et le matériel de travail sont forgés par lês moyens de rendre l’professeur. Vous pouvez voir la féminisation dês professeurs de l’discipline, que ont em moyenne 45 ans et 13 ans d’expérience dans l’enseignement universitaire, 74% sont diplomes de l’pédagogie et l’histoire.

Mots-clé: enseignement d’histoire de l’éducacion; professeurs; culture professionnelle.

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Biografia do Autor

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (Campus do Pontal)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UNI-FACEF - Centro Universitário de Franca (1992) e graduação em HISTÓRIA pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). O mestrado em História e Cultura também foi realizado na UNESP (Franca), defendido em 2000, com apoio da FAPESP. O doutorado em Educação foi cursado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e concluído em 2005. Trabalhou por 04 anos na rede pública estadual de São Paulo como professor efetivo de História, atuou no PEC-Unesp entre os anos de 2001 e 2002 e na Universidade Federal do Tocantins no período entre 2003 e 2006. Atualmente é professor adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE-UFU), professor do Programa de Pós-Graduação da FACED (linha de Historiografia e História da Educação), sócio da SBHE e da ANPUH-MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPE-Facip) e Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - PQ-2F (2009-2012). Tem experiência na área de História da Educação no Brasil República, com ênfase nos temas: história das instituições escolares e da docência, educação e imprensa, intelectuais na perspectiva gramsciana.

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Publicado

2012-03-01

Como Citar

Souza, S. T. de, & Ribeiro, B. de O. L. (2012). Ensino de história da educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. Revista História Da Educação, 16(36), 60–76. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/22349

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo