Manifesto dos professores públicos de instrucção primária da Corte (1871)

Autores

  • Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ -Faetec

Resumo

Na década de 1870, a Corte brasileira se movimentava intensamente. O fim da guerra do Paraguai parecia inaugurar um novo tempo de reformas. Idéias, como o abolicionismo e a República, assumiam um novo vigor. Novos jornais eram criados, o que aumentava a circulação dos debates. Era um momento de esperança. Diversos projetos disputavam espaços e apresentavam diferentes concepções relativas ao processo de construção do Estado e da nacionalidade. Nesse cenário, um grupo de professores públicos primários da Corte Imperial se reuniu e publicou, no formato de um pequeno livro de vinte e uma páginas, o Manifesto dos professores públicos de instrucção primária da corte. O manifesto é datado de 28 de julho de 1871 e foi impresso pela Tipografia de J. Villeneuve e Cia. 140 anos depois da publicação existe apenas um único exemplar conhecido, localizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ -Faetec

Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos – Professor do Instituto Superior de Educação (ISERJ) da FAETEC, Pedagogo e mestre em educação pela UERJ e doutor em Educação pela UFMG. Atua na área de história da educação trabalhando com os seguintes temas: história da profissão docente, associativismo docente, imprensa docente.

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Publicado

2011-07-06

Como Citar

Lemos, D. C. de A. (2011). Manifesto dos professores públicos de instrucção primária da Corte (1871). Revista História Da Educação, 15(34), 171–191. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/20089

Edição

Seção

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