Não é mole não, ser feminista, professora e sapatão: Apontamentos de uma história a partir do espaço das lésbicas e da lesbianidade na produção de conhecimento sobre mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.90001

Palavras-chave:

Feminismos, Relações de Gênero, Lésbicas, Mídia, Mulheres e Conhecimento.

Resumo

Ao analisar a constituição do campo de interface e diálogo entre Comunicação para a Cidadania, Relações de Gênero, Feminismos e Lesbianidades, o objetivo do presente artigo é contribuir para o conhecimento da história recente sobre o espaço das lésbicas na produção de conhecimento sobre a mídia, de modo a ampliar a reflexão sobre a democracia, a partir da consideração da interseccionalidade das lutas dos Movimentos Sociais e da alquimia das categorias. Para alcançar o intento a que se propõe, o texto noticia pesquisa que contou com levantamento e análise de trabalhos apresentados, em 2015, no Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), no Grupo de Trabalho Comunicação e Cidadania do Encontro Nacional da Compós (Associação de Programas de Pós-graduação em Comunicação), no GT de História da Mídia Alternativa no Encontro Nacional de História da Mídia e na Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. Buscou-se verificar se os textos selecionados tematizavam a comunicação de lésbicas – organizadas em grupos ou presentes de forma individual em mídias diversas; também foram verificados aportes teóricos, temas gerais e autorias dos artigos. O ano 2015 foi escolhido, pois marca os 40 anos de 1975, Ano Internacional da Mulher, instituído pela ONU, importante data para todas as mulheres. Também em 2015, no dia 26 de junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo para todo o país, entre outros importantes fatos ligados ao tema. Ao considerar a conjuntura histórica recente, o presente texto questiona quais eram os enfoques das pesquisas em eventos de Comunicação. Nos eventos científicos aqui mencionados, percebemos que pouco ou nada há de espaço para a temática das lésbicas. Isso, em um cenário que, por um lado, apresenta a tensão entre o tradicional apagamento dessas mulheres e, por outro lado, apresenta a dinâmica dos acontecimentos do ano escolhido como marco de pesquisa. 

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Lahni, FACOM/UFJF

Fez pós-doutorado (2014) em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado (2005) e mestrado (1999) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Jornalismo (1996) pela Faculdade Cásper Líbero e graduação em Jornalismo (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É Professora Associada III da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É chefe do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Facom-UFJF; foi membro da CPPD-UFJF (Comissão Permanente de Pessoal Docente). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom (do qual foi coordenadora em 2011-2012) e participa do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (PPGCOM-UERJ-CNPq). É vice-líder do Flores Raras - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (FACED-UFJF-CNPq). Feminista, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Comunitário e Ensino de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação para a cidadania, comunicação comunitária, comunicação e relações de gênero, educomunicação, comunicação e educação, rádio comunitária, imprensa sindical, participação e cidadania.

Daniela Auad, Faculdade de Educação da UFJF

Daniela Auad formou-se na Graduação, no Mestrado e no Doutorado pela Universidade de São Paulo, na Faculdade de Educação (FEUSP). Atualmente, é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), na linha Trabalho, Estado e Movimentos Sociais. Na Graduação, é responsável por disciplinas da área de Sociologia da Educação; Feminismos, Gênero e Interseccionalidades; Estado, Sociedade e Educação; Relações de Gênero e Educação, em perspectiva feminista. Concluiu pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2008. Na Universidade de São Paulo (USP), realizou Doutorado em Sociologia da Educação (2004), Mestrado em História e Filosofia da Educação (1998) e Graduação em Pedagogia (1995). Na Iniciação Científica, no Mestrado e no Doutorado, foi contemplada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizou, durante o Doutorado, estágio de pesquisa em Paris, no Instituto de Pesquisa em Ciências Contemporâneas (IRESCO), associado ao CNRS e à Universidade Paris 8. Atuou como assessora técnica da Coordenadoria Especial da Mulher do Município de São Paulo e foi, no âmbito desta função, coordenadora do primeiro Curso de Gênero para Educadores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo (2004). É autora dos livros Feminismo: que história é essa? (DP&A, 2003), Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola (Contexto, 2006), Gênero e Políticas Públicas: avanços e desafios (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres & UCDB/MS, 2008); O Professor e a Professora diante das Relações de Gênero na Educação Física Escolar (Cortez, 2012). Pesquisadora da Cátedra da Unesco, cujo tema é Diversidade Cultural, Gênero e Fronteira, lotada na Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. E, no Observatório de Gênero do Governo do Estado de Minas Gerais, é representante da Universidade Federal de Juiz de Fora. É líder e fundadora, ao lado da Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni, do Flores Raras: Educação, Comunicação e Feminismos, Grupo de Estudos e Pesquisas que, tanto na Universidade quanto no âmbito de variados Movimentos Sociais, desenvolve atividades de docência, pesquisa, extensão, debate, ocupação, resistência e transformação. Foi, em 2017 e 2018, Conselheira do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, na vaga de Notório Saber, e representante no Observatório da Igualdade de Gênero e Interseccionalidades do Governo do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Lahni, C. R., & Auad, D. (2019). Não é mole não, ser feminista, professora e sapatão: Apontamentos de uma história a partir do espaço das lésbicas e da lesbianidade na produção de conhecimento sobre mídia. Anos 90, 26, 1–18. https://doi.org/10.22456/1983-201X.90001

Edição

Seção

Artigos: Lutas feministas e LGBTQ+ pela democracia no Brasil