A “Noite Africana” chegou ao “País das Palmeiras”: a apropriação do negro escravizado no poema Martim Cererê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.111812

Palavras-chave:

literatura, história, representação.

Resumo

Nesse artigo, discutiremos como Cassiano Ricardo apropriou-se do passado histórico escravocrata brasileiro para compor seu poema Martim Cererê (1927). Para entendermos essa apropriação, realizaremos uma análise comparativa entre as versões desse poema a partir de um problema: o entendimento do papel do negro na formação da identidade nacional e na sociedade. Ao traçar esse caminho, defenderemos a necessidade de dar atenção à relação entre o autor e sua obra levando em conta as concepções de Roger Chartier (2002), assim como pensando o campo literário a partir das posições de Pierre Bourdieu (2012). Veremos que as diferentes representações do negro neste poema foram marcadas pela negatividade e pela distorção de suas características físicas e espirituais. Nesse sentido, este trabalho foi pautado pela perspectiva histórica do texto e na complexidade da obra, o que nos permite compreender as formas negativas de como o africano escravizado foi apropriado nesta obra literária.

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Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal Do Tocantins, PPGHispam

Pós-doutro em História pela UNIRIO e UFG, Professor Adjunto da Curso de História da UNiversidade Federal do Tocantins e Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

Coelho, G. L. S. (2021). A “Noite Africana” chegou ao “País das Palmeiras”: a apropriação do negro escravizado no poema Martim Cererê. Anos 90, 28, 1–18. https://doi.org/10.22456/1983-201X.111812

Edição

Seção

Raça, Gênero e Sexualidade: disputas de narrativas e historicidades de eixos estruturantes dos direitos humanos