Prorrogado para o dia 31 de dezembro de 2017 o prazo para submissão de artigos ao dossiê: "Violência, Guerra e Migração no Mundo Antigo"

Prorrogado para o dia 31 de dezembro o prazo para submissão de artigos ao dossiê: "Violência, Guerra e Migração no Mundo Antigo".

Organizadores: Estefanía Sanchez Bernabé (Pontificia Universidad Catolica del Peru), Katia M.P Pozzer (UFRGS) e Pedro Paulo Funari (UNICAMP).

A proposta deste dossiê é refletir sobre temas urgentes e atuais a partir do estudo das sociedades antigas.

Práticas de violência legitimadas pelas guerras, tendo como consequência a migração massiva de populações têm uma longa historicidade. E essas diversas experiências históricas foram preservadas e deixaram inúmeros indícios nos textos, nas imagens e na cultura material.

Investigar essa temática na antiguidade pode contribuir para a compreensão dos recentes acontecimentos que atingem o mundo, especialmente o Mediterrâneo, a Europa e os EUA.

O enunciado deste dossiê contempla diversos enfoques, tais como questões relacionadas à tecnologia da guerra, à retórica da violência, à situação das mulheres e crianças nos conflitos, à migração e o fenômeno de transculturação, entre outros.