Ampliado para 1º de agosto o prazo para submissão de artigos ao dossiê "DILEMAS E POSSIBILIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NO BRASIL"

Ampliado para 1º de agosto o prazo para submissão de artigos ao dossiê "DILEMAS E POSSIBILIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NO BRASIL"

Dossiê comemorativo dos 30 anos do PPG em História da UFRGS

EDIÇÃO DE DEZEMBRO DE 2016 DA ANOS 90

 

A comemoração de um aniversário, como este dos 30 anos do programa de pós-graduação em História da UFRGS, é uma oportunidade de revisitar o passado, fazer as justas homenagens, remontar os inícios e rever percursos. Além da perspectiva memorial, que nos proporciona momentos fecundos de afetividade, a comemoração também pode ter um efeito de corte mais cognitivo. O que podemos aprender, o que podemos problematizar a partir de um aniversário? Convidamos os/as colegas de todo o país a refletirem sobre os significados da institucionalização e consolidação dos programas de pós-graduação no país, especialmente nos últimos 30 anos. Esse questionamento não se refere apenas ao passado e ao presente, mas também ao futuro: que expectativas podemos ter quanto à formação de profissionais na área de história em nosso país? Essa pergunta evidentemente se coloca a partir de um presente pleno de polêmicas, debates e movimentos diferenciados. Desde 2014 temos um curso de Mestrado Profissional em rede, que envolve várias universidades brasileiras, situando-se em um cenário no qual pululam manifestos favoráveis e contrários à proposta da Base Nacional Curricular Comum para a área de história, bem como análises de todos os níveis de aprofundamento. Neste sentido, uma das temáticas que se pretende abranger neste dossiê, é sobre o quanto essas (re)aproximações recentes dos departamentos de história com o ensino de história afetam os programas de pós-graduação em história na atualidade. Outra pergunta que pode ser feita a partir de uma comparação entre o contexto atual dos programas de pós-graduação em história e aquele de trinta anos atrás se refere à ampliação extrema das possibilidades de divulgação do conhecimento através de meios digitais. Como as revistas dos programas dos programas vêm reagindo a essa inovação? Este tema nos remete imediatamente ao das avaliações dos periódicos mantidos pelos programas de pós-graduação: quais foram os efeitos, nestas revistas, da implementação das avaliações pelo sistema Qualis? Neste tema encadeamos outro: como as avaliações dos programas de pós-graduação têm impactado as carreiras docentes? Outros temas e questionamentos e outros problemas político-acadêmicos são possíveis. Queremos compartilhar nossa alegria pela passagem dos 30 anos do PPGH – UFRGS e refletir sobre os dilemas e possibilidades que enfrentamos na atualidade.