Modelo neuro-fuzzy para predição do aporte de energia de diferentes dosagens de concreto em edificações

Autores

  • Régis Marciano Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre - MG Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG http://orcid.org/0000-0002-2351-1749
  • Ricardo Rodrigues Magalhães Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG
  • Alessandro Torres Campos Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG

Palavras-chave:

Consumo de energia, Sistema ANFIS, Previsão do uso de energia na construção, Energia incorporada, Eficiência energética

Resumo

Com o aumento do processo de urbanização e da população das cidades, surge a necessidade de entender o custo energético para produção dos materiais de construção. Entre os instrumentos utilizados, o aporte de energia é um importante instrumento no monitoramento do uso de fontes de energia não renováveis para produção de concretos convencionais, o que demanda novas pesquisas na área. Neste trabalho, um modelo híbrido ANFIS (Adaptive Neuro-Fuzzy Inference System) foi desenvolvido para predição do aporte de energia, para a avaliação da demanda de energia necessária para cada um dos componentes na produção de concretos convencionais (cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo), mediante a utilização de 101 dosagens experimentais, 101 dosagens para validação e coeficientes energéticos disponíveis em literaturas. Identificou-se que a escolha adequada da dosagem pode gerar uma economia no custo energético para produção do concreto da ordem de 24,77%, mantendo a característica mecânica de resistência à compressão para construções convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Marciano Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre - MG Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG

Departamento de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS (Campus Pouso Alegre). 

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem e Análise em Sistemas Estruturais, Mecânica Computacional, Simulação Numérica, Durabilidade e Patologia das Construções.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7649734521943172

Downloads

Publicado

12.03.2021

Como Citar

SOUZA, R. M.; MAGALHÃES, R. R.; CAMPOS, A. T. Modelo neuro-fuzzy para predição do aporte de energia de diferentes dosagens de concreto em edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 295–309, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/98762. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)