Análise da influência do tempo e da trajetória do olhar na probabilidade de ofuscamento em ambientes de escritório

Autores

  • Gabriela Silva Goedert
  • Natalia Giraldo Vásquez LabCon Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Santa Catarina; Facultad de Artes Integradas Universidad de San Buenaventura, Medellín. http://orcid.org/0000-0002-7480-439X
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira LabCon Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

Conforto visual, Tempo de visualização, Trajetória do olhar, Ofuscamento, Tarefa visual

Resumo

Quantificar e caracterizar a percepção do brilho na atividade visual ainda é um desafio nas pesquisas, por se tratar de um parâmetro relativo à posição ativa do ocupante. O objetivo desta pesquisa foi considerar o usuário dinâmico em ambientes de trabalho, verificando a influência do tempo de visualização e da direção do olhar na redução da probabilidade de ofuscamento. Os dados foram levantados em um ambiente real com 26 participantes, monitorados enquanto realizaram atividades comuns em escritórios. As movimentações do olhar foram registradas usando óculos eye-tracker. Através de imagens high dynamic range (HDR) foram mapeados os brilhos das superfícies e obtida a probabilidade de ofuscamento (DGP). Esses dados foram correlacionados com as respostas de satisfação dos usuários, obtida por meio de questionários. Constatou-se que, ao realizar uma tarefa, o usuário mantém seu olhar fixo no plano de trabalho e, durante períodos de pausa, o olhar tornou-se mais disperso. As aberturas foram visualizadas, principalmente, quando localizadas no plano de fundo da tarefa ou quando suas luminâncias foram menores. Concluiu-se que os valores de DGPponderado estiveram mais próximos dos votos de satisfação manifestados pelos participantes, ressaltando a importância de considerar as direções de visão e o tempo de visualização nesta avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Silva Goedert

LabCon
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Downloads

Publicado

07.10.2020

Como Citar

GOEDERT, G. S.; VÁSQUEZ, N. G.; PEREIRA, F. O. R. Análise da influência do tempo e da trajetória do olhar na probabilidade de ofuscamento em ambientes de escritório. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 23–39, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/98669. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição especial ENCAC

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>