Aspectos impactantes no desempenho energético de habitações de interesse social brasileiras: revisão de literatura

Autores

  • Mateus V. Bavaresco Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Hamilton Yair Ortiz Cuchivague Mitsidi Projetos, São Paulo - SP
  • Alexandre Schinazi Mitsidi Projetos, São Paulo - SP
  • Enedir Ghisi Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Habitações de Interesse Social, Programa Minha Casa Minha Vida, Eficiência energética, Desempenho termoenegético

Resumo

Nos últimos dez anos, o setor de habitações de interesse social (HIS) no Brasil foi impulsionado pela criação do Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV). Apesar do Programa ter permitido a construção de grande quantidade de habitações em todo o território nacional, avaliações em campo ressaltam falhas quanto à adequação das habitações aos climas locais. A inadequação pode resultar em baixos níveis de eficiência energética das HIS e insatisfação de seus moradores. Desta forma, o objetivo deste estudo é revisar a literatura nacional dos últimos dez anos (de 2009 a 2019) a fim de determinar os aspectos que influenciam a eficiência energética das HIS. A síntese dessas informações é necessária para consolidar o conhecimento produzido até aqui e facilitar o avanço nessa área. Espera-se que este estudo favoreça futuras decisões de diferentes partes interessadas: pesquisadores podem definir seus escopos de estudo considerando o que já foi desenvolvido, projetistas podem aplicar na prática critérios de eficiência energética e de design centrados nos usuários, e responsáveis por políticas públicas podem vincular a aprovação de projetos de HIS a parâmetros de eficiência energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus V. Bavaresco, Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no PPGEC-UFSC, atuando na área de conforto ambiental e energia.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos