Efeito da composição granulométrica e da área superficial específica de resíduos de polimento de porcelanato em argamassas autoadensáveis

Autores

  • Andrea Murillo Betioli Instituto Federal de Santa Catrina (IF-SC)/Docente
  • Morgana Fortunato Instituto Federal de Santa Catrina (IF-SC)/aluna graduação
  • Ben-Hur Raíra Martins Instituto Federal de Santa Catrina (IF-SC)/aluno graduação
  • Juliana Machado Casali Instituto Federal de Santa Catrina (IF-SC)/docente
  • Janaíde Cavalcante Rocha Universidade Federal de Santa Catarina/docente
  • Giovana Collodetti Instituto Federal de Santa Catrina (IF-SC)/docente

Palavras-chave:

argamassa autoadensável, resíduo de polimento de porcelanato, sustentabilidade.

Resumo

O desenvolvimento de novas tecnologias e o incentivo ao reaproveitamento de resíduos vêm crescendo em função da redução dos prazos nas construções e da preocupação com o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato (RPP) proveniente de dois lotes de uma empresa em argamassas autoadensáveis. Foram mantidos constantes a relação água/cimento e os teores de aditivos para cada porcentagem de adição de RPP. Observou-se que a granulometria e a área superficial específica afetaram a fluidez e as propriedades mecânicas. A adição do RPP0 (menor área superficial específica e partículas mais grossas) resultou em menor teor de ar incorporado e o aumento de resistência a partir de 10% de adição. Já, o RPP1 (área superficial específica maior e partículas mais finas) diminuiu a fluidez das argamassas mantendo alto o teor de ar incorporado, resultando em ganhos menores de resistência à compressão. Os resultados demonstraram que a influência do teor ar incorporado prevaleceu sobre a possível melhora no empacotamento das partículas e o efeito de nucleação. No entanto, independente do teor e tipo de RPP utilizado, os resultados viabilizaram o uso desses finos em argamassas autoadensáveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Murillo Betioli, Instituto Federal de Santa Catrina (IF-SC)/Docente

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2010). Professora do Instituto Federal de Santa Catrina. Coordenadora da Área de Construção Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: cimento, hidratação, fenômenos de dispersão/aglomeração de materiais cimentícios, reologia, pastas, argamassas, reforço com fibras e aditivos para argamassas e concretos, argamassa autoadensável e estabilizada.

Downloads

Publicado

07.07.2020

Como Citar

BETIOLI, A. M.; FORTUNATO, M.; MARTINS, B.-H. R.; CASALI, J. M.; ROCHA, J. C.; COLLODETTI, G. Efeito da composição granulométrica e da área superficial específica de resíduos de polimento de porcelanato em argamassas autoadensáveis. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 385–402, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/96727. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia das Argamassas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)