Análise da aplicação das métricas temporais e máximas na avaliação da poluição sonora gerada por um heliporto

Autores

  • Luiz Antonio Perrone Ferreira de Brito Universidade de Taubaté, – Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional Departamento de Arquitetura
  • Rafael Felipe Guatura Universidade de Taubaté, – Mestrando do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional
  • João Pedro Reis da Silva Graduando em Arquitetura na Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

poluição sonora, ruído de aeronaves, meio ambiente

Resumo

A poluição sonora permeia o meio urbano de diversas formas, entre elas o ruído aeronáutico. O ruído gerado por aeronaves tem um potencial de incômodo à população em geral. A normalização nacional e internacional utiliza métricas temporais, obtidas pela média das medidas instantâneas em dado período. Entretanto, mesmo em locais onde os critérios são atendidos, há um potencial de incômodo como relatado na literatura, principalmente quando da passagem de uma aeronave. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a aplicação das métricas temporais e máximas na quantificação da poluição sonora gerada por um heliporto. Foram executadas 70 h de medição de nível de pressão sonora, segundo a NBR 13368 (ABNT, 1995), e utilizadas curvas dose-resposta para avaliação dos resultados obtidos. Os resultados indicam que, ao se utilizarem as métricas temporais, os critérios normativos de avaliação são atendidos, mesmo existindo um potencial de incômodo de 30% da população. Durante as medições foram observadas diferenças de cerca de 30 dB entre o nível de ruído de fundo e o nível de pressão sonora máximo, gerado durante a passagem de aeronaves com uma frequência média de 12 min. Pode-se concluir que o atendimento aos critérios de avaliação, baseados em métricas temporais, não garante à população condições de conforto acústico.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Perrone Ferreira de Brito, Universidade de Taubaté, – Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional Departamento de Arquitetura

Engenheiro Civil formado pela Universidade do Vale do Paraiba, Mestre em Ciencias pela Faculadade de Engenharia Aeronuautica do Instituto Tecnologico da Aeronautica, ITA e Doutor Engenheiro pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da UNICAMP, professor do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté

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Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Artigos