Estudo da paridade econômica e do e do desempenho energético de fachadas solares fotovoltaicas no extremo sul do Brasil

Autores

  • Livia Vasquez Bender Universidade Federal de Pelotas
  • Rodrigo Karini Leitzke
  • Julye Ramalho de Freitas
  • Eduardo Grala da Cunha
  • Eduardo Grala da Cunha Universidade Federal de Pelotas
  • Isabel Tourinho Salamoni

Palavras-chave:

Sistema solar fotovoltaico, Simulação computacional, Fachadas.

Resumo

Muitos países já projetam edificações eficientes e com necessidades baixas de consumo, principalmente através da energia solar fotovoltaica (FV). Entretanto, essa ainda é considerada uma fonte de alto investimento, principalmente no Brasil. Porém, considerando que os revestimentos podem representar entre 6% e 20% do custo da edificação e, partindo do princípio que estes podem ser substituídos por módulos FV, é importante que esse custo evitado seja computado no custo final desta tecnologia. O objetivo deste trabalho é analisar a paridade econômica e o desempenho energético de uma fachada solar fotovoltaica (FSFV) de um edifício comercial, comparada com outra revestida com materiais usuais da construção civil. A simulação do desempenho energético do edifício foi feita através do software EnergyPlus, e o cálculo da geração de energia da FSFV foi realizado com a utilização de dados de disponibilidade de radiação solar com base no programa Radiasol. Os resultados das simulações indicaram que uma FSFV comparada com fachadas usuais auxilia pouco na redução de consumo da edificação. Porém, contribui com o suprimento de 56,38% desse consumo. A análise financeira parte da comparação entre sistemas usuais da construção civil com o sistema solar fotovoltaico (SFV), tendo um retorno de investimento, na melhor das hipóteses, de 4 anos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Vasquez Bender, Universidade Federal de Pelotas

Arquiteta, Mestre, Pesquisadora do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE)

Eduardo Grala da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Arquiteto, Doutor, Departamento de Tecnologia da Construção, coordenador do Programa de Pós-Gradução em Arquitetura e Urbanismo, PROGRAU, Pesquisador do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE)

Downloads

Publicado

07.10.2020

Como Citar

BENDER, L. V.; LEITZKE, R. K.; FREITAS, J. R. de; CUNHA, E. G. da; CUNHA, E. G. da; SALAMONI, I. T. Estudo da paridade econômica e do e do desempenho energético de fachadas solares fotovoltaicas no extremo sul do Brasil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 489–508, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/95381. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)