Ferramenta gratuita para projetos sustentáveis: estudo de caso em laboratórios públicos de pesquisa em saúde

Autores

Palavras-chave:

Edifícios para área de saúde. Laboratório de Pesquisa Médica. Biossegurança. Sustentabilidade.

Resumo

Edifícios para laboratórios de pesquisa em saúde necessitam atender às regulamentações edilícias e a normas de biossegurança, conforme o tipo de laboratório proposto. No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um centro de referência em pesquisas em saúde, tem desenvolvido projetos que contemplam questões voltadas para a sustentabilidade. Revela-se uma tarefa difícil conjugar os requisitos de sustentabilidade para as edificações públicas com as imposições de biossegurança. O presente artigo visa investigar sobre o potencial de uso de uma ferramenta gratuita de avaliação de sustentabilidade no ambiente construído em projetos de laboratórios para pesquisa em saúde, que usualmente ocupam edificações públicas, e ainda considerar o atendimento aos requisitos da biossegurança, através de uma abordagem baseada em evidências. Para isso, utilizou-se um estudo de caso de um projeto para edificação laboratorial da Fiocruz que requer requisitos de segurança biológica de risco NB-3 e de sustentabilidade através da ferramenta de avaliação gratuita SBTool. A matriz de análise resultante indica que os ditames da biossegurança trazem restrições à concepção do projeto de laboratórios e ainda impõem limitações para a sustentabilidade. Apesar de algumas restrições, a ferramenta proposta poderá reduzir os gastos públicos com certificações comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Castilho Correia, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da FAU/ UFRJ (2019). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Planejamento e Gestão - NPPG, do Departamento de Construção Civil - Escola Politécnica da UFRJ. do Departamento de Construção Civil - Escola Politécnica da UFRJ. Atualmente trabalha na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) como Tecnologista em Saúde Pública onde coordena projetos de arquitetura e engenharia para edificações e fiscaliza contratos para desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Engenharia também para edificações, já tendo auditado processos administrativos de obras e serviços de engenharia da instituição. Já atuou em perícia judicial como Assistente Técnico. Professora convidada de Cursos de Especialização do Departamento de Construção Civil - Escola Politécnica / UFRJ. Mestre em Arquitetura com ênfase em Projeto, Produção e Gestão do Edifício pelo Programa de Pós Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFF.  Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense e títulos de Especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis pela Escola Politécnica - UFRJ, em Planejamento de Construção e Montagem pela Engenharia Produção / UFF e em Planejamento Urbano e Uso do Solo pelo IPPUR/UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura, Projetos de Edificações e Planejamento. I

Bianca Marques Figueiredo Leal, .

Arquiteta e Urbanista. Mestra pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Arquitetura PROARQ-FAU/UFRJ (2018) e ex- bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). De 2015 a 2018 participou do grupo de pesquisa GEPARQ (Gestão de Projetos em Arquitetura) coordenado pela professora Mônica Salgado. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em BIM e Arquitetura de Interiores. Leciona treinamentos de softwares BIM como Revit, além de software de renderização como V-ray para SketchUp.

Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos, 1. Universidade Federal do Rio de Janeiro- RJ-Brasil 2. Universidade Vila Velha -ES-Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro- PROARQ-FAU/UFRJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Projeto Arquitetura e Sustentabilidade - GPAS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade da Universidade Vila Velha - UVV. Pós-doutorado no LAAS/CNRS- Toulouse, França (1977). Doutor em Ciências em Engenharia Mecânica/ UFRJ (1975); Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica/ UFRJ(1969), Engenheiro Industrial Mecânico/ UFF (1967). Professor Titular aposentado da COPPE e Escola Politécnica da UFRJ. Participou como Professor Visitante na Faculdade de Engenharia - UERJ; Universidade de Coimbra; Universidade Técnica de Berlim; Centre Thermique des Bâtiments CETHIL- Institut des Sciences Appliquées de Lyon - INSA; e École d`Architecture- ENSA e INSA de Toulouse. Áreas de atuação: Sustentabilidade na Arquitetura (bioclimatismo,conforto ambiental, ventilação e análise multicritério); Transferência de calor (equipamentos e sistemas); Conversão térmica e elétrica da energia solar. Agraciado com o Grande Prêmio CAPES de Tese Antonio Houaiss 2015, na qualidade de orientador de tese de doutorado ;outorgado pela 1°vez para a área de arquitetura e urbanismo.

Downloads

Publicado

14.12.2020

Como Citar

CORREIA, M. C.; LEAL, B. M. F.; BASTOS, L. E. G. Ferramenta gratuita para projetos sustentáveis: estudo de caso em laboratórios públicos de pesquisa em saúde. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 217–236, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/94352. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos