Eficiência da luz solar refletida e desempenho de dispositivos de sombreamento

Autores

  • Marlise Lila Silva Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Ricardo Carvalho Cabús

Palavras-chave:

Iluminação natural, Luz solar refletida, Dispositivos de sombreamento.

Resumo

A quantidade de luz natural refletida e sua distribuição no interior da edificação variam de acordo com diferentes padrões de dispositivos de sombreamento. No caso dos brises, quantidade de peças, especularidade e refletância das superfícies são capazes de influenciar o desempenho da iluminação e o aproveitamento da luz solar. O objetivo desta pesquisa é estudar o desempenho de dispositivos de sombreamento em salas de aula com relação à eficiência da luz solar refletida, índice proposto, que relaciona a componente de luz solar refletida com a iluminância global. Foram definidas três variáveis desses dispositivos: número de peças, especularidade e refletância, e os modelos resultantes foram analisados quanto à eficiência da luz solar refletida, na cidade de Maceió. O programa utilizado para simulações computacionais foi o TropLux. Análises estatísticas foram desenvolvidas para identificar as variáveis de maior impacto para o índice. Os resultados mostraram que a refletância dos dispositivos é a variável que mais influencia o índice de eficiência da luz solar refletida, podendo incrementá-lo em até 142%. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar que é possível ampliar o aproveitamento da luz solar através da variação de características de dispositivos de sombreamento, trazendo benefícios para a iluminação natural no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlise Lila Silva Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Técnico administrativo em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Superintendência de Infraestrutura. Av. Lourival Melo Mota, S/N, Maceió - AL, CEP 57072-900. Telefone: 3214-1510/ 99970-4724. email: marlise.carvalho@gmail.com

Ricardo Carvalho Cabús

RICARDO CARVALHO CABÚS, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Tecnologia (CTEC). Av. Lourival Melo Mota, S/N, Maceió - AL, CEP 57072-900. Telefone:3214-1311. email: r.cabus@ctec.ufal.br.

Downloads

Publicado

08.05.2020

Como Citar

CARVALHO, M. L. S.; CABÚS, R. C. Eficiência da luz solar refletida e desempenho de dispositivos de sombreamento. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 191–209, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/90462. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)