Caracterização das áreas de lazer de edifícios e condomínios verticais multifamiliares visando à proposição de um índice de lazer

Autores

  • Marta Cavalcante Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Alexandre Márcio Toledo UFAL

Palavras-chave:

áreas de lazer, edifícios de apartamentos, mercado imobiliário.

Resumo

Os edifícios verticais multifamiliares apresentam cada vez maior quantidade de ambientes de lazer, possivelmente como resposta às demandas da sociedade de consumo e da violência urbana, cujas novas necessidades exigem mercadorias que se convertem em desejos. O que o mercado imobiliário oferece como ambientes de lazer nesses edifícios? O objetivo é caracterizar a abrangência e a configuração dos ambientes e das áreas de lazer de edifícios verticais multifamiliares, visando à proposição de um índice de lazer. Selecionaram-se 31 empreendimentos de seis construtoras na cidade de Maceió, AL, no período de 2010 a 2015. Separaram-se os empreendimentos em 3 grupamentos, de acordo com a área dos apartamentos, com base no índice de velocidade de venda (IVV); agruparam-se os ambientes de lazer em quatro faixas de usuários; calcularam-se os respectivos índices de lazer. Verificou-se que as áreas de lazer adulto e compartilhado ocorreram em toda a amostra; a maioria dos ambientes de lazer se localiza no pilotis/térreo, alguns na cobertura e no mezanino e poucos no subsolo. Os condomínios de apartamentos menores apresentaram índices de lazer menores que os de apartamentos maiores e edifícios isolados. O índice de lazer proposto mostrou-se adequado para expressar a variada oferta do mercado imobiliário local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Professora substituta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo DEHA/FAU/UFAL.

Alexandre Márcio Toledo, UFAL

Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas.

Doutor em Engenharia Civil, mestre em Arquitetura.

Downloads

Publicado

08.05.2020

Como Citar

CAVALCANTE, M.; TOLEDO, A. M. Caracterização das áreas de lazer de edifícios e condomínios verticais multifamiliares visando à proposição de um índice de lazer. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 343–365, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/89755. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)