Avaliação térmica, física e mecânica de blocos de concreto com poliestireno expandido reciclado

Autores

  • Paulo Gonçalves Universidade Federal do Amazonas
  • Raimundo Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Materiais alternativos, Termografia, Concreto com EPS

Resumo

A presente pesquisa produziu blocos de concretos com substituição parcial do agregado graúdo comumente utilizado por poliestireno expandido reciclado. Para tanto, uma dosagem experimentalé proposta a partir da associação do modelo de empacotamento compressível com a metodologia adaptada de Tango, publicada em 1994, produzindo-se quatro tipos de blocos (um referencial sem substituição e três com substituição volumétrica de 5%, 10% e 15% do agregado pelo poliestireno expandido), com fator a/c igual a 0,5. As características físicas e mecânicas foram obtidas em conformidade com a NBR 12118:2013, identificando-se que os blocos referenciais e com 5% de substituição poderiam ser empregados para fins estruturais, enquanto aqueles com 10% e 15% de substituição não alcançaram a resistência mínima estabelecida pela NBR 6136:2016. A análise do desempenho térmico adotou procedimentos de cálculo da NBR 15220-2:2005, verificando-se os limites estabelecidos pela NBR 15575-4:2013. O conforto térmico proporcionado pelos blocos referenciais e com 15% de substituição, em protótipos de alvenaria, apresentaram resultados semelhantes para temperaturas internas durante o período observado. Contudo, no horário de pico da temperatura ambiente, verificaram-se maiores atrasos e inércia térmica na alvenaria com poliestireno reciclado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Engenharia Civil do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (Área de concentração: Materiais e componentes de construção).

Raimundo Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Engenharia Civil do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (Área de concentração: Materiais e componentes de construção).

Downloads

Publicado

04.10.2019

Como Citar

GONÇALVES, P.; VASCONCELOS, R. Avaliação térmica, física e mecânica de blocos de concreto com poliestireno expandido reciclado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 249–269, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/83505. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos