Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas

Leticia Santos Machado de Araújo, Marina Sangoi de Oliveira Ilha

Resumo


O escopo e a complexidade do projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários vêm aumentando ao longo dos anos, sendo necessário que os alunos de graduação desenvolvam habilidade de análise. Além disso, a dificuldade de concentração por longos períodos, característica dos jovens na atualidade, fazem com que as aulas expositivas sejam cada vez menos eficazes na construção do conhecimento. Inserido nesse contexto, este artigo objetiva avaliar o uso da abordagem baseada em problemas em duas disciplinas do curso de Engenharia Civil voltadas para o projeto desses sistemas. Foram propostas situações-problema para o desenvolvimento do conteúdo. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e de questionários estruturados aplicados aos alunos e aos docentes, além das notas obtidas pelos alunos nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam certa resistência dos alunos em adotar uma atitude proativa no seu aprendizado, sem o devido estudo prévio e a dependência do docente durante a realização das atividades. Verificou-se que a carga horária elevada dos alunos contribuiu para esse resultado, sendo importante repensar o curso como um todo, preferencialmente de forma interdisciplinar. Há que se pensar em estratégias que motivem e que auxiliem os alunos no estudo e na preparação prévios.


Palavras-chave


: Teaching, learning, plumbing systems, building services

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