Estudo piloto para elementos de controle solar desenvolvidos com modelagem paramétrica e fabricação digital

Autores

  • Rafael Prado Cartana Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Adir Mayer Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Palavras-chave:

elementos de controle solar, geometrias complexas, desempenho térmico e lumínico.

Resumo

Este estudo piloto tem por objetivo analisar a transmissão de radiação solar, o desempenho lumínico e a capacidade de redução da probabilidade de ofuscamento de elementos de controle solar com formas complexas, desenvolvidos com modelagem paramétrica e fabricação digital. Como método, foi inicialmente utilizada a suíte de aplicativos Rhinoceros3D+Grasshopper para a modelagem paramétrica dos elementos de controle solar. As avaliações de desempenho foram realizadas empregando-se simulações computacionais e medições em protótipos. Para as simulações foram utilizados os plug-ins Diva-for-Rhino e Ladybug. Para as medições foi produzido, através de fabricação digital, um protótipo utilizado para avaliações de ofuscamento através de fotografias HDR. Como principais resultados, observa-se que o emprego dos elementos analisados contribuiu com o controle da admissão de radiação solar, melhorou a distribuição da luz natural e reduziu o ofuscamento nos ambientes de análise, confirmando a confiabilidade dos procedimentos metodológicos empregados. Destacam-se os efeitos da profundidade e inclinação nos elementos analisados respectivamente à distribuição da luz natural e à seletividade na admissão de radiação solar entre inverno e verão. Por fim, os mascaramentos demonstram que, apesar do desenvolvimento de ferramentas de modelagem e simulação, a simples compreensão da geometria da insolação segue imprescindível para o adequado desempenho dos elementos de controle solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Prado Cartana, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Arquiteto pela UFSC, mestre em Comportamento Ambiental do Espaço Urbano e das Edificações (PosARQ-UFSC), doutorando do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ-UFSC). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Fernando Oscar Ruttkay Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Engenheiro Civil pela UFRGS, mestre em Engenharia Civil (UFRGS). Doutor pela na School of Architectural Studies, University of Sheffield, Inglaterra. Pós-Doutor pela School of Civil and Building Engineering, University of Loughborough, Inglaterra. Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Adir Mayer, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Monitor do Laboratório de Conforto Ambiental – LACA UNIVALI. 

Downloads

Publicado

11.07.2018

Como Citar

CARTANA, R. P.; PEREIRA, F. O. R.; MAYER, A. Estudo piloto para elementos de controle solar desenvolvidos com modelagem paramétrica e fabricação digital. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 67–82, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/78082. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>