Análise quantitativa de indicadores de planejamento e controle da produção: impactos do Sistema Last Planner e fatores que afetam a sua eficácia

Autores

  • Camile Borges Moura UFRGS
  • Carlos Torres Formoso NORIE - UFRGS

Palavras-chave:

Planejamento e Controle da Produção. Last Planner. Medição de Desempenho.

Resumo

O processo de planejamento e controle da produção tem grande impacto no desempenho dos empreendimentos de construção. Diversos esforços têm sido realizados na indústria da construção para melhorar o desempenho deste processo através da implementação do Sistema Last Planner de Controle da Produção. Em que pese a ampla disseminação deste sistema em diversos países, foram realizados poucos estudos quantitativos sobre o impacto da sua implementação e os fatores que afetam a eficácia do planejamento e controle. Utilizando uma base de dados de empreendimentos existente, o presente trabalho buscou avaliar o impacto da eficácia de sistemas de planejamento e controle da produção, baseados no Last Planner, no desempenho de empreendimentos da construção civil quanto ao custo e ao prazo. Foi também analisada a influência de boas práticas de canteiros de obras na eficácia destes sistemas. Através da técnica de regressão múltipla foram realizadas diversas análises envolvendo indicadores de eficácia do planejamento, desvio de custo, desvio de prazo e boas práticas de canteiros de obras. Apesar de algumas limitações nos dados disponíveis, apontou-se algumas evidências sobre o impacto do Last Planner no desempenho dos empreendimentos e a importância das boas práticas de canteiros de obras na eficácia do planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camile Borges Moura, UFRGS

Eng. Civil, Mestre em Engenharia pela UFRGS (2008)

Carlos Torres Formoso, NORIE - UFRGS

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) , mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) , doutorado em Engenharia Civil pela University of Salford (1991) e pos-doutorado pela University of California - Berkeley (2000) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Editor da Revista Ambiente Construído do Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Membro da International Group For Lean Construction, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério das Cidades, Consultor Ad Hoc do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Consultor Ad Hoc do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Consultor Ad Hoc da Financiadora de Estudos e Projetos. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas especialistas, Planejamento em Construção, Construções Habitacionais.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Edição

Seção

Artigos