Uso do diafragma externo na ligação entre viga de seção I e pilar tubular de seção circular

Autores

  • Felipe Botelho Coutinho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Walnório Graça Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Macksuel Soares de Azevedo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

estrutura em aço, ligação viga-pilar, diafragma externo, otimização

Resumo

O diafragma externo na ligação entre viga metálica de seção I e pilar metálico tubular de seção circular tem por objetivo o aumento na eficácia da transferência dos esforços. A proposta é dar alternativas ao uso desse sistema estrutural, reduzindo a limitação imposta por sua simples ligação ao se adicionar esse elemento, similar a um anel, que envolve o pilar e é conectado à mesa da viga. As pesquisas com diafragma externo tiveram início na década de 1970 no Japão, onde foram feitas análises teóricas e experimentais de sua aplicação. No Brasil os primeiros estudos ocorreram em 2005, porém as normas de estruturas em aço brasileiras ainda não abordam esse assunto. Neste trabalho são feitas análises numéricas da ligação com diafragma externo entre viga de seção I e pilar tubular de seção circular para diferentes larguras e espessuras desse enrijecedor, em que é constatado o considerável aumento da resistência e da rigidez da ligação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Botelho Coutinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em engenharia civil pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES). Doutorando em engenharia civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente atua como engenheiro civil dos laboratórios de ensaios em engenharia civil da UFES.

Walnório Graça Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado (1990) e doutorado (1998) em Engenharia Civil pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Aprovado em 1o. lugar em concurso público no Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Dinâmica Estrutural, Estruturas de Aço e Mistas e Engenharia de Incêndio (enfoque estrutural), atuando com entusiasmo no campo do ensino da engenharia nas áreas: estruturas de aço e mistas, concreto armado, resistência dos materiais, método dos elementos finitos, dentre outros. Publicou os seguintes livros Análise Dinâmica no Domínio da Freqüência de Sistemas Estruturais, Dimensionamento de Elementos de Perfis de Aço Laminados e Soldados (2 edições) e Dimensionamento de Estruturas de Aço e Mistas em Situação de Incêndio (lançado na Europa (Portugal) e no Brasil).

Macksuel Soares de Azevedo, Universidade Federal do Espírito Santo

Concluiu o doutorado em Engenharia Civil - Estruturas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2009. Possui mestrado em Engenharia Civil - Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor Doutor da UFES. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de segurança contra incêndio, estruturas de aço, estruturas mistas aço concreto e estruturas de madeira.

Downloads

Publicado

26.11.2018

Como Citar

COUTINHO, F. B.; FERREIRA, W. G.; AZEVEDO, M. S. de. Uso do diafragma externo na ligação entre viga de seção I e pilar tubular de seção circular. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 21–36, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/71392. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos