Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos

Autores

  • Simone Barbosa Villa Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design
  • Rita de Cássia Pereira Saramago Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design
  • Camila Cristina Marçal Cardoso Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design
  • Maria Julia de Almeida Paulino Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design.

Palavras-chave:

Edifícios de apartamentos, Avaliação Pós-Ocupação, Qualidade espacial e ambiental, Cidades de médio porte.

Resumo

Frente ao significativo crescimento da produção de edifícios de apartamentos na última década no Brasil, vislumbrou-se a necessidade de se analisar sua qualidade. Assim, este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa intitulada “Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos”, que objetivou investigar a qualidade de empreendimentos habitacionais multifamiliares destinados à classe média e lançados pelo mercado imobiliário nas cidades de Uberlândia, MG, e Ribeirão Preto, SP. Essa comunicação aborda a fundamentação teórica da pesquisa e sua metodologia, bem como expõe alguns resultados que enfocam questões relativas à funcionalidade e à qualidade ambiental das habitações – derivados da aplicação de instrumentos de avaliação pós-ocupação (APO) em quatro estudos de caso. Os resultados apontam para o descumprimento de parâmetros básicos de funcionalidade nos edifícios avaliados, em função da redução dimensional dos apartamentos, da excessiva compartimentação dos espaços e da sobreposição de usos não planejada. Indicam também a incipiente incorporação de estratégias de sustentabilidade nos edifícios, além do baixo nível de consciência ambiental dos moradores. Acredita-se que bancos de dados alimentados por APO possam nortear o processo de concepção de produções imobiliárias que visem a uma maior qualidade do ambiente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Barbosa Villa, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP-2008). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD). Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU. Coordenadora do [MORA] Pesquisa em Habitação - CNPq. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo / EESC / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2002). Parecerista ah doc da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e de revistas e eventos científicos da área. Tem experiência na área de Habitação, Processo de Projeto, Avaliação Pós-Ocupação. Autora dos livros “Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação” e Avaliação Pós-Ocupação no Programa Minha Casa Minha Vida: uma experiência metodológica". Têm publicado diversos artigos científicos sobre as temáticas: habitação de interesse social, avaliação pós-ocupação, processo de projeto, edifícios de apartamentos nos principais eventos da área nacional e internacional. Possui vários artigos científicos publicados em revistas indexadas qualis na temática citada - Ambiente Construído, Gestão & tecnologia de projetos, Journal of Housing and the Built Environment. Possui cooperação internacional com a Inglaterra (School of Architecture, The University of Sheffield) e Portugal (Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa).

Rita de Cássia Pereira Saramago, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Possui graduação (2007) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado (2011) pelo programa de pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Processo de Produção em Arquitetura, Estruturas, Controle do Ambiente, Eficiência Energética, Habitação de Interesse Social e Avaliação Pós-Ocupação.

Camila Cristina Marçal Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design. Pesquisadora do MORA-pesquisa em Habitação.

Maria Julia de Almeida Paulino, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design.

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design. Pesquisadora do MORA-pesquisa em Habitação.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

VILLA, S. B.; SARAMAGO, R. de C. P.; CARDOSO, C. C. M.; PAULINO, M. J. de A. Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 519–538, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/64959. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)