Análise da produção científica brasileira sobre a Modelagem da Informação da Construção

Autores

  • Fernanda Almeida Machado Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Coeli Ruschel Universidade Estadual de Campinas
  • Sergio Scheer Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Modelagem da Informação da Construção, BIM, Bibliometria, Cientometria, Brasil

Resumo

A difusão acadêmica da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Brasil configurou-se em um relevante vetor de crescimento na última década. Entretanto, embora seu acervo indique robustez, constata-se o escasso monitoramento da produção científica nacional. Devido à falta de apropriação de indicadores de desenvolvimento e aos entraves na identificação de lacunas de conhecimento dos estudos já realizados, observa-se ausência de diretrizes que condicionem novas investigações. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre BIM no país. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico que apresenta o levantamento da produção científica brasileira em um intervalo temporal definido entre 2000 e 2015. Por meio do uso de indicadores bibliométricos e cientométricos, as contribuições geradas destacam (i) a evolução temporal da produção bibliográfica e de formação de recursos humanos; (ii) os níveis de produção bibliográfica por pesquisador e produção de formação de pesquisadores por região e instituição; (iii) as palavras-chave mais utilizadas; e (iv) os métodos científicos empregados em dissertações e teses. Analisa-se, dessa forma, o perfil evolutivo da produção científica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Almeida Machado, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2013) e Especialização em Gerenciamento BIM - Modelagem da Informação da Construção pela Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC (2015). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Livre docente na área de Projeto Auxiliado por Computador pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2009), Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996), Mestre em Ciência em Engenharia Civil pela University Of Arkansa (1984) e Engenheira Civil pela pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981). É professor associado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na FEC-UNICAMP. Desde 1992, colabora ativamente em projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento computacional para habitação de interesse social e conforto ambiental. Investiga o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio ao ensino de projeto digital colaborativo para Arquitetura, Engenharia e Construção. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling abordando o desenvolvimento de projeto baseado em multi-desempenho e também na integração de projeto.

Sergio Scheer, Universidade Federal do Paraná

Sergio Scheer concluiu o doutorado em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1993. É Consultor ad hoc da CAPES, CNPq, FINEP, Fundação Araucária no Paraná e FAPESP.  Atua na área de Engenharia Civil (aplicações computacionais, ambientes virtuais para projetos colaborativos, tecnologia da comunicação e da informação e Building Information Modeling - BIM) e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), visualização e interfaces de colaboração. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: educação a distância, inovação, construção civil, objetos educacionais, educação de engenharia, engenharia estrutural, processo de projeto, tecnologia e modelagem da informação, BIM, trabalho colaborativo em rede, ambientes virtuais, visualização e hipermídia.

Downloads

Publicado

2017-10-05