Proposta de método de dosagem para argamassas de revestimento com areia artificial de britagem

Autores

  • White José dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rita de Cassia Silva Sant'Ana Alvarenga Universidade Federal de Viçosa
  • Leonardo Gonçalves Pedroti Universidade Federal de Viçosa
  • Reginado Carneiro da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Antonio Serpa Freire Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruna Antunes de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Clara Cordeiro Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Método de dosagem, Areia artificial de britagem, Argamassa de revestimento, Condições construtivas.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo propor e analisar um método de dosagem experimental para argamassas de revestimento utilizando como agregado miúdo a areia artificial de britagem. Buscou-se identificar e padronizar procedimentos de dosagem de modo a atender a uma condição de obra para um revestimento de argamassa externo, segundo as especificações da ABNT NBR 13281:2005 (ABNT, 2005a). O método de dosagem proposto foi verificado com ensaios de teor de ar incorporado, resistências à compressão e tração na flexão e por resistência de aderência à tração, módulo de elasticidade, absorção de água, porosidade, fissurabilidade, imagens de microscópio digital e testes estatísticos. Empregou-se cimento Portland do tipo II com escória de alto forno, cal hidratada do tipo I e areia artificial de britagem de gnaisse. Concluiu-se que o método proposto é eficiente e permite obter argamassas de revestimento de boa qualidade utilizando areia artificial de britagem, de acordo com as condições preestabelecidas. Há facilidade e flexibilidade na forma de obtenção dos teores de cada componente e do traço adequado, sendo uma boa alternativa para a realização desse tipo de dosagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

White José dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor no Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil (UFMG-2012), Doutorado em Engenharia Civil (UFV - 2014), Mestre em Ambiente Construído (UFJF-2011), Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFJF-2010) e Graduado em Engenharia Civil (UFJF-2009). Atua com pesquisas a respeito de Sustentabilidade, Resíduos, Materiais de Construção, Processos Construtivos, Desempenho das Edificações, Manutenção de Edifícios/Patologias, Gerenciamento de Obras e Materiais Alternativos. Tem experiência na confecção de projetos, de laudos, perícias técnicas, especificações de serviços e materiais, e a realização de trabalhos técnicos de Engenharia de Civil e de Segurança do Trabalho.

Rita de Cassia Silva Sant'Ana Alvarenga, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002), tendo feito parte da pesquisa na UMinho, Portugal, e na UFMG, Belo Horizonte. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa e professora/pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFV. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, Alvenaria Estrutural e Aproveitamento de Resíduos como Materiais de Construção. É orientadora de trabalhos de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado.

Leonardo Gonçalves Pedroti, Universidade Federal de Viçosa

Professor da Universidade Federal de Viçosa-MG (2013), possui graduação em Engenharia Civil pela UFV (2004), é Mestre em estruturas desde 2007 pela Universidade Estadual Norte Fluminense, é doutor na área de Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica vermelha, resíduos, alvenaria estrutural, solo-cimento e bloco prensado e queimado e concreto com adições de resíduos. Prêmio Ecologia 2008, com o trabalho Blocos Prensados de Encaixe com Adição do Resíduo de Beneficiamento de Rochas Ornamentais. Pós-doutorado em adições de resíduos em matrizes cimentíceas (2011-2013), bolsista Capes.

Reginado Carneiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1984) , mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002) . Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas: vigas, força cortante, telas soldadas, fissuração.

Antonio Serpa Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno de Iniciação Ciêntifica do Curso de Engenharia Civil da UFMG

Bruna Antunes de Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de Iniciação Ciêntifica do Curso de Engenharia Civil da UFMG

Clara Cordeiro Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de Iniciação Ciêntifica do Curso de Engenharia Civil da UFMG

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

SANTOS, W. J. dos; ALVARENGA, R. de C. S. S.; PEDROTI, L. G.; SILVA, R. C. da; FREIRE, A. S.; MORAES, B. A. de; CARVALHO, C. C. Proposta de método de dosagem para argamassas de revestimento com areia artificial de britagem. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 225–243, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/62997. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)