Dispositivo para ensaio de resistência de aderência ao cisalhamento em revestimentos: desenvolvimento e validação

Autores

  • Carina Mariane Stolz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, PPGEC/NORIE
  • Angela Borges Masuero Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, PPGEC/NORIE
  • Ana Paula Kirchheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, PPGEC/NORIE

Palavras-chave:

aderência, argamassa, cisalhamento

Resumo

O estudo da aderência de argamassas de revestimento torna-se importante quando se verifica a grande quantidade de manifestações patológicas presentes nas edificações devido aos descolamentos e desplacamentos. As principais propriedades que exercem influência no desenvolvimento da aderência são a resistência de aderência à tração, a resistência de aderência ao cisalhamento e a extensão de aderência, contudo a maioria dos estudos tem como foco apenas a resistência de aderência à tração. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta um dispositivo desenvolvido para a realização de ensaios de resistência de aderência ao cisalhamento, que pode ser acoplado em um aderímetro comumente utilizado em ensaios de resistência de aderência à tração. Para a validação do dispositivo realizaram-se ensaios de resistência de aderência ao cisalhamento em três argamassas com diferentes teores de ar incorporado, aplicadas sobre substratos de concreto. Os resultados demonstram que o dispositivo desenvolvido é eficiente, de fácil utilização e reprodução, apresentando resultados de resistência de aderência ao cisalhamento coerentes e com baixos valores de coeficiente de variação, podendo tornar-se um importante equipamento para análise comparativa de argamassas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Mariane Stolz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, PPGEC/NORIE

Atualmente é pós-doutoranda no NORIE/PPGEC/UFRGS e professora colaboradora do DECIV/UFRGS.

Área de pesquisa: Materiais de construção, com foco em argamassas de revestimento, manifestações patológicas de edificações e utilização de resíduos.

Downloads

Publicado

17.08.2016

Como Citar

STOLZ, C. M.; MASUERO, A. B.; KIRCHHEIM, A. P. Dispositivo para ensaio de resistência de aderência ao cisalhamento em revestimentos: desenvolvimento e validação. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 185–196, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/57903. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>