Obtenção de blocos de concreto com utilização de resíduos reciclados da própria fabricação dos blocos

Autores

  • Paulo César Correia Gomes Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.
  • Fábio Alencar Pereira Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.
  • Sílvia Beatriz Beger Uchôa Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.
  • Fábio Cabral de Oliveira Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.
  • Lícia Holanda Almeida Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.

Palavras-chave:

Bloco de concreto, Agregado reciclado, Resistencia à compressão

Resumo

O artigo relata um estudo de caso de uma fábrica de blocos de concreto (BC), que utiliza os resíduos de blocos como agregados reciclados para a produção de novos blocos, denominados aqui blocos reciclados de concreto (BRC). O objetivo do estudo foi obter BRC e avaliar a influência dos agregados reciclados de blocos (AGRB) na resistência à compressão dos blocos. Os BRC foram produzidos para uso na construção de edificações, contribuindo para a diminuição do desperdício e do consumo de matéria-prima, agregando valor aos resíduos e visando, além do atendimento às normas ambientais vigentes, à sustentabilidade. A fábrica foi implantada no próprio local da obra, destinada à construção de moradias populares. Os resíduos foram compostos unicamente de restos de blocos de concreto, tendo sido originados nas diferentes etapas do processo de fabricação. Os AGRB gerados a partir destes foram obtidos pelo processo de peneiramento. Após a caracterização, foram incluídos no processo de fabricação dos BRC. Os mesmos critérios de dosagem dos concretos secos com agregados naturais foram aplicados aos agregados reciclados. Os AGRB foram utilizados para substituírem os agregados naturais de menores dimensões (pó de pedra e/ou areia natural). O melhor desempenho dos BRC foi obtido com a substituição total do pó de pedra e da areia natural (CAGRB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Correia Gomes, Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.

Docente DE da Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais. Atua nas áreas de materiais não convencionais, concretos especiais, gestão de RCC e sustentabilidade.

Fábio Alencar Pereira, Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.

Mestrando do Programa de pós graduação de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas

Sílvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.

Docente DE da Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais. Atua nas áreas de materiais, durabilidade e propriedade intelectual.

Fábio Cabral de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.

Bolsista do PIBIC - Iniciação científica, aluno do curso de engenharia civi

Lícia Holanda Almeida, Universidade Federal de Alagoas do Centro de Tecnologia - Laboratório de Estruturas e Materiais.

Bolsista do PIBIC - Iniciação científica, aluna do curso de engenharia civil

Downloads

Publicado

30.06.2017

Como Citar

GOMES, P. C. C.; PEREIRA, F. A.; UCHÔA, S. B. B.; OLIVEIRA, F. C. de; ALMEIDA, L. H. Obtenção de blocos de concreto com utilização de resíduos reciclados da própria fabricação dos blocos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 267–280, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/56764. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)