Sheds extratores e captadores de ar: influência da geometria e da dimensão das aberturas no desempenho da ventilação natural nas edificações

Autores

  • Marieli Azoia Lukiantchuki Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - IAU/USP
  • Alessandra Rodrigues Prata Shimomura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - FAU/USP
  • Fernando Marques da Silva Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC
  • Rosana Maria Caram Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - IAU/USP

Palavras-chave:

simulação CFD, aberturas, ventilação natural, sheds

Resumo

A ventilação natural é uma eficiente estratégia projetual para o condicionamento térmico passivo de edificações, ocorrendo por ação dos ventos, efeito chaminé ou pela combinação de ambos. Dentre as estratégias de ventilação, destacam-se os sheds, aberturas no telhado, que funcionam como captadores ou extratores de ar, dependendo de sua localização em relação aos ventos dominantes. O objetivo desse artigo é avaliar a influência da variação na geometria dos sheds e na dimensão das aberturas de entrada e saída de ar no desempenho da ventilação natural. O sistema foi avaliado para os ângulos de incidência dos ventos externos de 0° e 45° (extração) e 135° e 180° (captação). A metodologia adotada foi a simulação por Dinâmica dos Fluídos Computacional (CFD), utilizando como ferramenta o software CFX. Foram realizadas análises quantitativas (taxas de renovação de ar/hora e coeficiente de pressão nas aberturas) e qualitativas (planos de contorno e vetores de direção e intensidade do fluxo de ar). Os resultados indicam que sheds com geometrias aerodinâmicas e o aumento das aberturas de saída de ar incrementam o fluxo de ar interno. Para os sheds captadores o aumento isolado das aberturas de entrada de ar não proporciona uma melhora significativa na captação dos ventos pela cobertura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues Prata Shimomura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - FAU/USP

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Downloads

Publicado

13.10.2015

Como Citar

LUKIANTCHUKI, M. A.; SHIMOMURA, A. R. P.; SILVA, F. M. da; CARAM, R. M. Sheds extratores e captadores de ar: influência da geometria e da dimensão das aberturas no desempenho da ventilação natural nas edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 83–104, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/55252. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.