Editorial

Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski, Ercília Hitomi Hirota, Holmer Savastano Junior, Roberto Lamberts

Resumo


Este primeiro número da revista Ambiente Construído em 2015 marca uma mudança na equipe de editores chefes: Carlos Torres Formoso deixa a equipe, depois de longos anos de um trabalho altamente competente e de forte dedicação, e assumem Ercília Hitomi Hirota e Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowsk como novas editoras.

Este número, de caráter regular, encarta oito artigos de diferentes áreas do conhecimento, dentro da Tecnologia do Ambiente Construído: são cinco artigos abordando temas relacionados à tecnologia da construção, um sobre infraestrutura urbana, outro da área de gerenciamento da construção e um último artigo sobre paisagem urbana. 

O artigo de autoria de Thiago Zaldini Hernandes, arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, apresenta uma análise da sustentabilidade, considerando apenas as emissões de gases de efeito estufa relacionados ao transporte, comparando duas soluções de acabamento de piso maciço: o piso de bambu importado da China, que vem sendo apontado como material mais sustentável, e o assoalho de madeira de eucalipto brasileiro.

Os três artigos seguintes apresentam resultados de estudos experimentais relacionados à madeira. Figueroa, Moraes e Maestri, da Universidad de Magallanes - Chile, avaliaram os efeitos da temperatura e do conteúdo de umidade na resistência à compressão paralela às fibras da madeira Paricá. Os resultados mostram reduções significativas dessa resistência nas condições aquecida e saturada. O artigo de Molina (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Silva e Vasconcelos (ambos da Universidade Federal do Amazonas) traz uma avaliação do modelo de Mohler para análise do comportamento estrutural de um sistema misto madeira e concreto para tabuleiros de pontes, com ênfase nos conectores metálicos de cisalhamento, com base em ensaios experimentais realizados com corpos de prova. O terceiro artigo nessa linha, oriundo da Universidade Federal de São Carlos, é de autoria de Nascimento, Bertolini, Panzera, Christoforo e Rocco Lahr. Neste artigo os autores avaliam propriedades físicas e mecânicas de painéis OSB fabricados com espécies de madeira da caatinga da região nordeste do Brasil. Os resultados apontaram bom desempenho mecânico para os painéis produzidos, em laboratório, com strands de madeiras de Catanduva e, na avaliação das propriedades físicas, os melhores resultados foram obtidos com painéis fabricados com madeira de marmeleiro e jurema-branca.

Zago (Leonardi Construção Industrializada Ltda), Moreno Junior (Unicamp) e Marin (USP-São Carlos) discutem o desempenho de estruturas de concreto pré-moldado em situação de incêndio, com base em revisão de literatura e estudo de caso, e apontam implicações das características dessa tecnologia nos riscos em situação de incêndio.

Sistemas de infraestrutura urbana é o tema do artigo de autoria de Pupin e Marins, da Escola Politécnica da USP. Os autores discutem o uso de galerias técnicas para organização de redes de infraestrutura, com base no caso de operação urbana Água Branca, São Paulo, e concluem que, embora o custo de implantação seja alto, apresentam custos operacionais menores e favorecem a manutenção e expansão de redes urbanas.

Granja, Muinga e Ruiz, da Unicamp, apresentam resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o tema desvio de custos e de prazo em empreendimentos de construção civil, com o objetivo de determinar uma estrutura de categorização e respectivos fatores responsáveis por esses desvios.

Finalmente, o artigo de autoria de Gonçalves e Meneguetti, da Universidade Estadual de Maringá, traz uma discussão acerca da arborização urbana, como fator de formação do patrimônio cultural de cidades, a partir de estudo de caso realizado na cidade de Maringá/PR.

 

 

Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowsk, Professora da Unicamp

Ercília Hitomi Hirota, Professora da UEL

Holmer Savastano Junior, Professor da USP

Roberto Lamberts, Professor da UFSC

Editores-chefes


Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2016 Ambiente Construído

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexado em: