Determinação das emissões de dióxido de carbono das matérias primas do concreto produzido na região norte do Rio Grande do Sul

Autores

  • Jair Frederico Santoro Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Passo Fundo
  • Moacir Kripka Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Concreto Armado, Emissões de CO2, Matérias Primas, Extração, Produção, Transporte.

Resumo

O concreto é um dos materiais mais usados na construção civil no Brasil, e seu uso difundido advém da grande facilidade de execução e adaptação às mais diversas formas. Reduzir o consumo dos materiais envolvidos na produção do concreto é uma das maneiras de buscar uma maior sustentabilidade da construção civil. Estas reduções de consumo de materiais, se avaliadas levando-se em conta também os impactos que a produção e o transporte dos mesmos geram no meio ambiente, podem vir a aprimorar ou redirecionar as conclusões ou decisões a serem tomadas em relação à busca de uma maior sustentabilidade ambiental. Dentro deste enfoque foram levantadas e avaliadas as emissões de dióxido de carbono (CO2), impactos ambientais gerados quando da extração/produção e transporte até o local de utilização das matérias primas do concreto. Juntamente foram levantadas e avaliadas as emissões na produção e transporte do concreto até a obra. Dentre as conclusões do estudo constatou-se que menores resistências características do concreto produzirão menores emissões de CO2, e que a influência do transporte nas emissões é significativa devido às longas distâncias percorridas pela maior parte das matérias primas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Frederico Santoro, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Passo Fundo

Mestrando do PPGEng

Moacir Kripka, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Passo Fundo

Professor do PPGEng, Bolsista Produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

01.01.2016

Como Citar

SANTORO, J. F.; KRIPKA, M. Determinação das emissões de dióxido de carbono das matérias primas do concreto produzido na região norte do Rio Grande do Sul. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 35–49, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/53876. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos