Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science

Patricia Bourguignon Soares, Teresa Cristina Janes Carneiro, João Luiz Calmon, Luiz Otávio da Cruz de Oliveira Castro

Resumo


Este estudo trata da análise da produção científica brasileira sobre tecnologias de construção e edificações por meio de indicadores bibliométricos. A área foi escolhida em razão de sua relevância para o desenvolvimento econômico do país. A bibliometria é um método de análise quantitativa para a pesquisa científica. Os dados elaborados por meio dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas. Os indicadores de produção são úteis para o planejamento e a execução de políticas públicas, e para o conhecimento da comunidade científica sobre o sistema em que está inserida. O objetivo deste trabalho é estudar a produção científica brasileira na área da construção e tecnologia da construção civil a partir da análise de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos indexados na base de dados Web of Science (WoS). Os dados foram coletados utilizando como critério de seleção a categoria “Construction & Building Technology”, sendo analisados dados de 910 artigos de autores brasileiros no período de 1982 a 2014. A interpretação dos dados permite confirmar o expressivo crescimento da produção científica brasileira e da grande contribuição da região Sudeste para essa evolução.


Palavras-chave


Tecnologias de Construção e Edificação; Construção e Tecnologia da Construção; Bibliometria; Ciência, Tecnologia e Inovação.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2016 Ambiente Construído

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexado em: