Avaliação do consumo de água em torneiras em ambiente universitário

Autores

  • Antônio Carlos Demanboro Pontificia Universidade Católica de Campinas
  • Braulio Fabiano
  • Regina Marcia Longo
  • Sueli do Carmo Bettine

Palavras-chave:

ambiente construido, engenharia civil, agua

Resumo

Atualmente, o consumo de água está na agenda da maioria das organizações ao redor do mundo. Além dos benefícios ambientais advindos do uso dos recursos naturais, há também motivações financeiras para continuamente reduzir os custos operacionais.  Neste artigo são apresentados os resultados das medições feitas em torneiras na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. As medições foram obtidas automaticamente através de uma rede de sensores sem fio, mediante o uso de dispositivos Rfbee e Xbee, especificamente desenvolvidos para coletar os dados. Os principais resultados mostram que o consumo de água é alto e que medidas devem ser tomadas para reduzir o consumo de água para menos de 5 litros por minuto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Demanboro, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Engenheiro Civil. Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos. Doutor em Engenharia Civil. Atua nas áreas planejamento ambiental, saneamento, recursos hídricos e energia.

Downloads

Publicado

23.06.2015

Como Citar

DEMANBORO, A. C.; FABIANO, B.; LONGO, R. M.; BETTINE, S. do C. Avaliação do consumo de água em torneiras em ambiente universitário. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 135–143, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/53162. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.