Segmentação de mercado: proposta de uma metodologia de associação entre clientes e produtos no contexto do mercado imobiliário

Autores

  • Ana Augusta Ferreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Luiz Fernando Mählmann Heineck Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

segmentação de mercado, mercado imobiliário, CHAID

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para análise de segmentação de mercado. A técnica utilizada para segmentar o mercado, Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAID), e a abordagem proposta permitem que a associação direta entre produtos e perfis seja feita de modo a dar suporte às decisões relacionadas às estratégias de marketing de maneira inovadora, à medida que consideram a associação entre estes de maneira direta. Uma ilustração da proposta é desenvolvida com base em um banco de dados contendo cerca de 3000 entrevistas com potenciais clientes do mercado imobiliário. Neste caso, a associação entre imóveis e famílias, fruto da aplicação da técnica e da metodologia proposta, traz resultados que se mostram muito mais úteis do que os relatados pela literatura existente sobre o assunto.

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Publicado

28.10.2008

Como Citar

FREITAS, A. A. F. de; HEINECK, L. F. M. Segmentação de mercado: proposta de uma metodologia de associação entre clientes e produtos no contexto do mercado imobiliário. Ambiente Construído, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 37–49, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/5181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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