Segmentação de mercado: proposta de uma metodologia de associação entre clientes e produtos no contexto do mercado imobiliário

Ana Augusta Ferreira de Freitas, Luiz Fernando Mählmann Heineck

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para análise de segmentação de mercado. A técnica utilizada para segmentar o mercado, Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAID), e a abordagem proposta permitem que a associação direta entre produtos e perfis seja feita de modo a dar suporte às decisões relacionadas às estratégias de marketing de maneira inovadora, à medida que consideram a associação entre estes de maneira direta. Uma ilustração da proposta é desenvolvida com base em um banco de dados contendo cerca de 3000 entrevistas com potenciais clientes do mercado imobiliário. Neste caso, a associação entre imóveis e famílias, fruto da aplicação da técnica e da metodologia proposta, traz resultados que se mostram muito mais úteis do que os relatados pela literatura existente sobre o assunto.

Palavras-chave


segmentação de mercado; mercado imobiliário; CHAID

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2016 Ambiente Construído

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexado em: