Contribuição à avaliação ambiental de materiais e componentes construtivos: proposta de método para obtenção de extrato lixiviado

Autores

  • Marlova Piva Kulakowski UNISINOS
  • Feliciane Andrade Brehm Unisinos
  • Claudio de Souza Kazmierczak Unisinos
  • Mariele Lunkes Unisinos

Palavras-chave:

avaliação ambiental, lixiviação, SINAT, resíduos

Resumo

Os materiais de construção civil estão sujeitos à lixiviação de seus constituintes, que podem levar à contaminação do ambiente. No Brasil, a avaliação ambiental de materiais e componentes com resíduos é realizada por lixiviação, empregando-se os mesmos métodos e parâmetros destinados a resíduos, em pequenas amostras sólidas, que não reproduzem a forma de exposição a que o componente é submetido. O presente trabalho propõe e discute a viabilidade de utilização de dois métodos de ensaio para a obtenção do extrato lixiviado para avaliação ambiental de materiais e componentes construtivos: um por imersão, que simula um cenário de exposição de intenso e prolongado contato com o lixiviante, como um alagamento; e outro por irrigação, que busca simular uma exposição à chuva ácida. Como corpo de prova do material a ser testado, é proposto o emprego de placas com dimensões de 25x200x400 mm, e, como meio lixiviante, uma solução de ácido nítrico ajustada para pH 3,0 ± 0,05. Foram produzidos corpos de prova de cerâmica vermelha, com e sem a incorporação de óxido de cromo. Os testes foram conduzidos em quatro ciclos de 7 dias; ao final de cada ciclo foram coletas amostras do extrato lixiviado, renovando-se a solução ao iniciar-se o ciclo seguinte. O extrato lixiviado apresentou comportamento coerente e compatível com os resultados obtidos pelo método proposto na NBR 10005 (ABNT, 2005a). Após quatro ciclos de 7 dias de exposição, foi possível observar tendência à estabilização na concentração de Cr no extrato lixiviado, o que corrobora a viabilidade do experimento em 4 semanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlova Piva Kulakowski, UNISINOS

Professora Adjunta dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Feliciane Andrade Brehm, Unisinos

Professora do PPGEC Unisinos, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e transferência da Unisinos

Claudio de Souza Kazmierczak, Unisinos

Professor do Curso de Engnehrai Civil e do PPGEC Unisinos.

Mariele Lunkes, Unisinos

Química, meste em Eng. Civil pelo PPGEC Unisinos

Downloads

Publicado

20.10.2014

Como Citar

KULAKOWSKI, M. P.; BREHM, F. A.; KAZMIERCZAK, C. de S.; LUNKES, M. Contribuição à avaliação ambiental de materiais e componentes construtivos: proposta de método para obtenção de extrato lixiviado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 69–81, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/45723. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>