Quando a janela define a condição de desempenho térmico em ambientes ventilados naturalmente: caso específico das edificações multifamiliares em Vitória, ES

Autores

  • Edna Aparecida Nico-Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo - Laboratório de Planejamento e Projetos
  • Cristina Engel de Alvarez Universidade Federal do Espírito Santo - Laboratório de Planejamento e Projetos
  • Amábeli Dell Santo Docente no Ifes - ES Laboratório de Planejamento e Projetos
  • Maria Beatriz Piderit Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile

Palavras-chave:

Ambiente construído, arquitetura, componente construtivo

Resumo

A adoção de diretrizes para o condicionamento térmico passivo auxilia na minimização do consumo de energia de uma edificação, principalmente quando associada a componentes construtivos com características térmicas adequadas às estratégias previstas. Entre tais estratégias, para climas tropicais úmidos, a ventilação assume fundamental importância. Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da janela no desempenho térmico em edificações residenciais multifamiliares na cidade de Vitória, ES, considerando dois modelos de janelas com ênfase na ventilação natural. Foram estabelecidas três etapas: caracterização dos modelos usuais nas edificações multifamiliares; definição do método para análise do desempenho térmico em ambientes ventilados naturalmente com o modelo usual, considerando a frequência de desconforto térmico e os graus-hora de desconforto térmico para a estação do verão; e simulações com o software DesignBuilder. Para o diagnóstico final foi adotada a flutuabilidade entre a frequência de desconforto térmico e o grau-hora de desconforto térmico caracterizando o desempenho térmico do ambiente para o favorecimento do conforto térmico. A avaliação demonstrou que a janela usual em Vitória é ineficiente para a obtenção de conforto térmico considerando a ventilação natural como condicionamento térmico passivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Aparecida Nico-Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo - Laboratório de Planejamento e Projetos

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda na Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Eficiência energética nas edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, conforto ambiental e arquitetura bioclimática.Pesquisadora no Laboratório de Panejamento e Projetos

 

Cristina Engel de Alvarez, Universidade Federal do Espírito Santo - Laboratório de Planejamento e Projetos

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo, Membro de comitê assessor da Universidade Federal do Espírito Santo, Membro de corpo editorial da Farol (Vitória), Revisor de periódico da Ambiente Construído (São Paulo), co-guia no curso de doutorado em arquitetura da Universidad del Bío-Bio, Membro de comitê assessor da (FAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Revisor de periódico da Oculum Ensaios (PUCCAMP), Membro de comitê assessor do (FCAA)Fundação Ceciliano Abel de Almeida, Membro de comitê assessor da (CIRM) Comissão Interministerial para o Recursos do Mar, Membro de comitê assessor da (CIRM) Comissão Interministerial para o Recursos do Mar, Membro de comitê assessor da (CIRM) Comissão Interministerial para o Recursos do Mar e colaboradora da Universidad de Oviedo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, Locais Remotos, Ecoarquitetura, Metodologia, Meio Ambiente e Projeto de Arquitetura.

 

Amábeli Dell Santo, Docente no Ifes - ES Laboratório de Planejamento e Projetos

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Possui pós graduação em EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela Universidade Candido Mendes (2008) e pós graduação em CONFORTO E EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS pela Universidade Gama Filho (2009). Atualmente é Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando como profissional autônomo desde agosto de 2001. Mestre em ENGENHARIA CIVIL da Universidade Federal do Espírito Santo, tem como área de interesse o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de construção civil com foco em conforto ambiental e sustentabilidade.

Maria Beatriz Piderit, Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile

PhD Art de Bâtir et Urbanisme, UC Louvain
Master en Ciencias Aplicadas, UC Louvain
Arquitecto UBB 
Departamento Diseño y Teoría de la Arquitectura
Universidad del Bio-Bio Concepción, Chile

Downloads

Publicado

25.03.2015

Como Citar

NICO-RODRIGUES, E. A.; ALVAREZ, C. E. de; SANTO, A. D.; PIDERIT, M. B. Quando a janela define a condição de desempenho térmico em ambientes ventilados naturalmente: caso específico das edificações multifamiliares em Vitória, ES. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 7–23, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/45280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos