Avaliação das principais fontes de vibração no meio urbano

Autores

  • Luiz Antonio Brito Universidade de Taubaté, – Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional Departamento de Arquitetura

Palavras-chave:

vibração, meio ambiente, adensamento urbano

Resumo

No meio urbano existem diversas fontes de vibração que podem gerar a incomodidade ao ser humano, danos estruturais ou prejudicar o funcionamento de equipamentos sensíveis, como os hospitalares, por exemplo. A principal forma de atenuação da energia vibratória é o aumento da distância entre a fonte e o receptor o que vem sendo reduzido sistematicamente pela especulação imobiliária e invasão das áreas de domínio de ferrovias e rodovias. A forma de propagação da energia vibratória depende da fonte, do tipo de solo e da interação entre as ondas de vibração e a estrutura da edificação. A normas técnicas propõem critérios para avaliar a incomodidade dos usuários e danos estruturais das edificações. O parâmetro de análise da vibração é a velocidade da partícula peak (PVP) que é ligada às tensões mecânicas geradas na fundação e estrutura da edificação durante o processo vibratório. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto gerado pelas principais fontes de vibração no meio urbano por meio de medição da velocidade da partícula peak e o cálculo do decaimento da energia vibratória com o aumento da distância. Foram avaliados o tráfego rodoviário, o ferroviário, o processo de cravação de estacas de concreto e metálica e a operação de uma rompedor de concreto movido a ar comprimido. O limite de incomodidade foi superado em todas as análises com exceção da estaca metálica. O limite de danos estruturais foi ultrapassado pelo tráfego ferroviário e operação do bate estacas.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Brito, Universidade de Taubaté, – Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional Departamento de Arquitetura

Engenheiro Civil formado pela Universidade do Vale do Paraiba, Mestre em Ciencias pela Faculadade de Engenharia Aeronuautica do Instituto Tecnologico da Aeronautica, ITA e Doutor Engenheiro pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da UNICAMP, professor do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté

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Publicado

2014-08-10