Editorial

Autores

  • Carlos Torres Formoso UFRGS
  • Holmer Savastano Junior
  • Roberto Lamberts
  • Ercília Hitomi Hirota
  • Ariovaldo Denis Granja

Resumo

Esta é uma Edição Especial da revista Ambiente Construído, focada no tema Gestão e Economia da Construção. O objetivo desta Edição é apresentar um panorama do estado-da-arte sobre esta área de conhecimento no Brasil.

Pela primeira vez, uma edição especial da Revista é realizada de forma articulada com a realização de um evento de um dos Grupos de Trabalho da ANTAC. Assim, os 12 primeiros artigos publicados nesta edição estão selecionados para apresentação no SIBRAGEC 2013 (VIII Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção). Participaram como co-editores convidados desta edição a atual coordenadora do GT Gestão e Economia da Construção, Profª. Ercília H. Hirota, da UEL, e o coordenador anterior do mesmo GT, o Prof. Ariovaldo Denis Granja, da UNICAMP. Ambos são os coordenadores científicos deste evento.

Esta estratégia foi adotada como uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade do SIBRAGEC, e, ao mesmo tempo, valorizar o esforço da comunidade acadêmica na produção de artigos a serem apresentados em congresso. Todos os 12 artigos passaram por todos os procedimentos regulares de avaliação adotados na Revista.

Diversos temas são abordados nos 12 trabalhos a serem apresentados no VIII SIBRAGEC: aplicação de conceitos Lean na gestão da produção e de projetos, gestão da segurança, gestão integrada de processos específicos, gestão da reciclagem de resíduos, gestão da inovação, implementação de tecnologias da informação, tais como BIM e ERP, e o posicionamento estratégico de empresas construtoras e de projeto frente a novas demandas e outros fatores competitivos.

Em relação aos 6 artigos restantes, estes correspondem a artigos regulares da Revista. Dois deles são da área de sustentabilidade: um aborda a dificuldade de introdução de inovações tecnológicas para a redução de impactos ambientais, e o outro discute o conceito de cidades sustentáveis a partir de um estudo realizado em Cuiabá.

Os quatro últimos artigos referem-se à área de tecnologia de materiais de construção, podendo ser destacados os seguintes temas: influência dos policarboxilatos na hidratação do cimento Portland, materiais compósitos particulados em matriz epóxi reforçados com serragem, cimento e silicato de magnésio, produção de grautes para alvenaria estrutural com agregado reciclado, adição de látex nas pastas de cimento branco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.10.2013

Como Citar

FORMOSO, C. T.; SAVASTANO JUNIOR, H.; LAMBERTS, R.; HIROTA, E. H.; GRANJA, A. D. Editorial. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 5, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/42921. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>