Aplicação de um modelo de avaliação de alinhamento estratégico em construtoras cearenses

George Silva Costa, José de Paula Barros Neto, Iuri Aragão de Vasconcelos, Marcella Facó Soares

Resumo


O conceito de alinhamento estratégico vem ganhando espaço no mercado devido ao ambiente competitivo em que as empresas de construção estão inseridas. Apesar da sua importância, pouca atenção é dada à formulação de estratégias neste setor, sendo escassos os estudos que abordam este tema. De fato, é comum o problema de falta de alinhamento estratégico entre os níveis competitivo e funcional das empresas. O objetivo desta pesquisa consiste em desenvolver um método para analisar, medir e comparar o alinhamento entre as estratégias competitivas e as de produção em empresas de construção civil. Foi realizado estudo de campo em 14 construtoras de Fortaleza, CE. Em cada construtora dois representantes participaram da pesquisa, um membro do setor estratégico (diretoria) e outro do operacional (produção), sendo suas visões confrontadas. Com os resultados do grau de alinhamento estratégico de cada empresa, conclusões e sugestões quanto à aplicabilidade do modelo foram traçadas, assim como se realizou uma análise crítica do mesmo.


Palavras-chave


alinhamento; estratégia; construção civil; empresas; modelo

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2016 Ambiente Construído

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexado em: