Preparação de arquivos climáticos futuros para avaliação dos impactos das mudanças climáticas no desempenho termoenergético de edificações

Autores

  • Bruna Gomes Casagrande UFES
  • Cristina Engel de Alvarez UFES

Palavras-chave:

mudanças climáticas, eficiência energética, arquivo climático futuro, simulações

Resumo

Grande parte dos estudiosos do clima reconhece que o comportamento dele é variável e, de acordo com modelos climáticos, uma alteração na distribuição do calor vem acontecendo desde o século XX. A mitigação das consequências das mudanças climáticas é pauta de políticas públicas de muitos países, e pesquisas para adequação aos novos cenários têm sido desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento. Sabe-se que o desempenho termoenergético de edificações, projetadas para uma vida útil de aproximadamente 50 anos, está diretamente relacionado ao clima ao qual estiverem expostas. É fundamental, portanto, a consideração das alterações climáticas para avaliar o desempenho de edifícios quanto à eficiência no consumo de energia. Esta pesquisa teve por objetivo investigar o desempenho futuro de edificações, através da adoção de um método para preparação de arquivos climáticos que representem as condições futuras, sendo o recorte territorial a cidade de Vitória, ES. A adequabilidade dos dados foi testada por meio da análise do comportamento de um edifício comercial, simulado no software DesignBuilder. A capacidade dos arquivos em representar as situações futuras foi evidenciada após exame dos dados de saída, os quais apontaram para um aumento médio no consumo anual de 10,7% para 2020, de 17,3% para 2050 e de 26,5% para 2080.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Engel de Alvarez, UFES

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1987), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo(1996) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo(2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo, Membro de corpo editorial da Farol (Vitória), Revisor de periódico da Ambiente Construído (São Paulo), Membro da Camara de Assessoramento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, co-guia no curso de doutorado em arquitetura da Universidad del Bío-Bio, Membro de comitê assessor da (FAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Revisor de periódico da Oculum Ensaios (PUCCAMP), Membro de comitê assessor do (FCAA)Fundação Ceciliano Abel de Almeida e Membro de comitê assessor da (CIRM) Comissão Interministerial para o Recursos do Mar. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sustentabilidade, Locais Remotos, Ecoarquitetura, Metodologia, Meio Ambiente e Projeto de Arquitetura.

Downloads

Publicado

04.09.2013

Como Citar

CASAGRANDE, B. G.; ALVAREZ, C. E. de. Preparação de arquivos climáticos futuros para avaliação dos impactos das mudanças climáticas no desempenho termoenergético de edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 173–187, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/38840. Acesso em: 19 abr. 2024.