Breve análise da estratégia da União Europeia (UE) para a eficiência energética do ambiente construído

Autores

  • Fernando Pacheco Torgal C-TAC, Universidade do Minho

Palavras-chave:

Emissões de CO2, Alterações climáticas, Eficiência energética, Edifícios de energia quase zero, Toxicidade, Energia incorporada

Resumo

O aquecimento global é um dos mais graves problemas com que se depara o Planeta Terra. Este problema se origina do aumento da concentração de gases de efeito estufa (CO2) na atmosfera. Esses gases provêm, na sua maioria, da queima de combustíveis fósseis para produção de energia. Na Europa as emissões relacionadas com a produção de energia representam a maior parte das emissões totais. Portanto, a fim de lidar com o problema do aquecimento global, os países da União Européia (UE) decidiram que em 2020 seu nível de emissões conjunto será 20% inferior ao de 1990 e ainda que em 2050 essa redução deverá situar-se entre 80% e 95% abaixo do nível de emissões de 1990. Além disso, a UE se comprometeu a aumentar em 20% o consumo de energia oriunda de fontes renováveis. O aumento da eficiência energética em edifícios novos e existentes é fundamental para a transformação do sistema energético da UE. O presente artigo analisa sucintamente a estratégia da UE para a eficiência energética no ambiente construído. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Pacheco Torgal, C-TAC, Universidade do Minho

Fernando Pacheco-Torgal é membro da Ordem dos Engenheiros desde 1993 e Engenheiro Civil Sénior desde 2003. Doutorado em Engenharia Civil em 2007 pela Universidade da Beira Interior é investigador da Unidade C-TAC da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Autor e co-autor de 220 publicações, onde se incluem 55 publicações referenciadas na ISI Web of Knowledge e 35 artigos publicados em revistas ISI-A1. Membro do corpo editorial de três revistas internacionais foi até ao momento revisor de artigos em 24 revistas SCI, tendo nos últimos 5 anos sido convidado para rever 70 artigos (60 ISI e 10 Scopus).

Downloads

Publicado

09.05.2013

Como Citar

TORGAL, F. P. Breve análise da estratégia da União Europeia (UE) para a eficiência energética do ambiente construído. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 203–212, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/37769. Acesso em: 29 mar. 2024.