Vida útil de concretos brancos quando inseridos em ambiente com cloretos: a influência do cimento e do coeficiente de difusão

Autores

  • Ana Carina Rizzon Universidade Luterana do Brasil
  • Jairo José de Oliveira Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Vida útil, Cimento Portland branco, Cloretos, Coeficiente de difusão

Resumo

A corrosão de armaduras devido à ação dos íons cloreto (Cl-) é um dos principais problemas que ocorrem nas estruturas de concreto armado, diminuindo a durabilidade dessas estruturas. A durabilidade pode ser expressa numericamente pela vida útil, e as soluções da 2ª Lei de Fick são bastante utilizadas para esse propósito. Neste trabalho realizou-se um estudo da aplicabilidade da solução da função de erro em concretos moldados com um CP B e um CP IV. Foram produzidos concretos a partir de três relações a/c (0,4; 0,5; 0,6), submetidos aos ensaios de resistência à compressão e de penetração de cloretos, com duração de 6 meses. Os concretos de CP B apresentaram maiores valores de resistência à compressão que os concretos de CP IV, mas também maiores valores de coeficiente de difusão (D). Verificou-se a diminuição de D ao longo do período estudado para os dois tipos de cimento, o que resultou no aumento da vida útil de projeto dos concretos analisados. Como tal variação não é contemplada pela solução da função de erro, esta não representa adequadamente as transformações que ocorrem em uma estrutura com o decorrer do tempo, e a vida útil estimada não corresponde àquela que a estrutura virá a ter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28.04.2008

Como Citar

RIZZON, A. C.; ANDRADE, J. J. de O. Vida útil de concretos brancos quando inseridos em ambiente com cloretos: a influência do cimento e do coeficiente de difusão. Ambiente Construído, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 21–34, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3751. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos