Análises de alternativas para qualificação de assentamentos precários em locais de fragilidade ambiental: aplicação da grounded theory

Autores

  • Fernanda da Cruz Moscarelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Miguel Aloysio Sattler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Maria Fedrizzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carin Maria Schmitt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Assentamentos precários, Metodologia, Análise sistêmica

Resumo

A realidade das metrópoles brasileiras e latino-americanas, cercadas de assentamentos precários, muitas vezes localizados em áreas de fragilidade ambiental, tem demandado do Estado uma série de ações de qualificação, que só se justificam se mantiverem um caráter sustentável. Este trabalho propõe, através de um estudo de caso, a adaptação da grounded theory para a análise de conexões entre dados ambientais e, assim, auxiliar na tomada de decisão em projetos de intervenção. Pôde-se constatar que foram vencidas algumas dificuldades de análise e processamento das informações, uma vez que a identificação da categoria crítica, a sistemática de quebra das informações e a organização destas em matrizes permitiram identificar o futuro efeito das ações a serem executadas, salientando a abordagem sistêmica desejada pelos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28.04.2008

Como Citar

MOSCARELLI, F. da C.; SATTLER, M. A.; FEDRIZZI, B. M.; SCHMITT, C. M. Análises de alternativas para qualificação de assentamentos precários em locais de fragilidade ambiental: aplicação da grounded theory. Ambiente Construído, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 67–81, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3729. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)