Desempenho de edifícios de escritórios sob a perspectiva dos usuários

Autores

  • Theo J.M. Van der Voordt Faculty of Architecture Delft University of Technology
  • Maartje Maarleveld Centre for People and Buildings

Palavras-chave:

edifícios de escritórios, avaliação pós-ocupação, satisfação dos funcionários, ferramenta de diagnóstico, análise cruzada

Resumo

No campo da psicologia ambiental existe uma longa tradição em Avaliação Pós-Ocupação (APO) ou em estudos sobre edifícios em uso. Atualmente, gerentes de facilidades e gestores do mercado imobiliário parecem também mostrar um crescente interesse em APO de edifícios, particularmente em conexão com a Avaliação Pré-Projeto (APP), nas fases de programa de necessidades e projeto. Este artigo tem como objetivo discutir objetivos gerais e métodos de APO e aponta como os resultados podem ser utilizados no (re-)projeto gestão de edifícios de escritórios. A abordagem é ilustrada por um estudo de caso no edifício de escritórios que abriga o Ministério da Agricultura da Holanda. Este edifício foi avaliado através da aplicação da ferramenta WEDI para diagnósticos de ambientes de trabalho. Os resultados estão sendo utilizados para apoiar a tomada de decisão na presente renovação das sedes dos ministérios situadas em Haia e na gestão imobiliária de outros edifícios ministeriais. Ao final, são apresentadas diversas lições apreendidas da análise cruzada de oito edifícios de escritórios e uma descrição preliminar do trabalho que está sendo desenvolvido para definir um índice de satisfação que pode ser usado na política de acomodação e para a realização de benchmarking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.04.2008

Como Citar

VAN DER VOORDT, T. J.; MAARLEVELD, M. Desempenho de edifícios de escritórios sob a perspectiva dos usuários. Ambiente Construído, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 7–20, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3709. Acesso em: 28 mar. 2024.