A medição setorizada como instrumento de gestão da demanda de água em sistemas prediais: estudo de caso na Universidade de São Paulo
Palavras-chave:
medição setorizada, gestão da demanda de água, uso racional da água, sistemas prediaisResumo
Este trabalho discute a utilização da medição setorizada como instrumento de gestão da demanda de água em sistemas prediais. A caracterização dos medidores e a avaliação das interações dos elementos de medição com o sistema de suprimento de água fria e de equipamento sanitário foram realizadas, a partir de um enfoque sistêmico e da abordagem de desempenho de edificações. Considerando a coleta de melhores informações do consumo de água, qualitativa e quantitativamente, que é essencial para a gestão da sua demanda, especialmente em um contexto de ações de uso racional da água, foram investigados alguns sistemas e tecnologias de telemedição. Apresenta-se uma proposta de planejamento de implantação da medição setorizada, indicando os elementos que devem ser observados para a realização da gestão da demanda. Foi realizado um estudo de caso de medição setorizada na Universidade de São Paulo, no qual foi possível constatar a importância da sua aplicação e os resultados extremamente positivos que justificaram sua implantação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.