Significado multidimensional e dinâmico do morar: compreendendo as modificações na fase de uso e propondo flexibilidade nas habitações sociais

Autores

  • Douglas Queiroz Brandão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luiz Fernando Mählmann Heineck Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

significado do morar, flexibilidade de projeto, habitação de interesse social, edifícios residenciais

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão das bases teóricas referentes ao significado dinâmico e multidimensional do morar, reforçando a importância do estudo e da aplicação dos conceitos de flexibilidade e adaptabilidade espacial nas habitações em geral, sobretudo naquelas de interesse social. As definições e interpretações sobre o significado do morar são apresentadas, seguidas de comentários acerca das modificações que costumam ocorrer nas habitações de interesse social, incluindo aspectos relacionados à satisfação dos usuários. Após, enfoca-se a flexibilidade, sendo discutidas alternativas e princípios de projeto que possibilitam gerar espaços domésticos mais versáteis e dinâmicos. Essas diretrizes de projeto foram propostas a partir de uma revisão de literatura e na observação sistemática de mais de 3.000 plantas de apartamentos oriundos de empreendimentos executados em mais de 50 cidades brasileiras, incluindo a maioria das capitais, no período de 1995 a 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16.04.2008

Como Citar

BRANDÃO, D. Q.; HEINECK, L. F. M. Significado multidimensional e dinâmico do morar: compreendendo as modificações na fase de uso e propondo flexibilidade nas habitações sociais. Ambiente Construído, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 35–48, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3504. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>