Análise da estabilização por solidificação de lodo de fosfatização em matrizes de cimento Portland e de cerâmica vermelha para a utilização na construção civil

Autores

  • Feliciane Andrade Brehm Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Marlova Piva Kulakowski Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Daiane Calheiro Evaldt Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Carlos Alberto Mendes Moraes Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Andrea Brasco Pampanelli GKN do Brasil Ltda.

Palavras-chave:

Lodo de fosfatização, Estabilização por solidificação, Reciclagem, Cerâmica vermelha, Cimento Portland

Resumo

O lodo de fosfatização gerado no tratamento de efluentes do processo de revestimento fosfático de aço é um resíduo sólido Classe IIA – Não Inerte, geralmente disposto em aterro industrial. Uma alternativa para o tratamento de resíduos é a estabilização por solidificação em matrizes cerâmicas e à base de cimento Portland. Isto permite a reciclagem do resíduo como matéria-prima para a construção civil, diminui os custos de tratamento e disposição final e reduz áreas de aterros. O presente estudo tem como objetivo verificar a estabilização por solidificação de lodo de fosfatização em matrizes de cerâmica vermelha, empregada na produção de blocos cerâmicos de alvenaria, e em concretos de cimento Portland. Foram realizadas caracterizações dos materiais envolvidos e ensaios de lixiviação e solubilização das matrizes estudadas com e sem a incorporação do lodo. Os resultados indicam que há uma tendência à estabilização por solidificação dos parâmetros avaliados tanto na matriz cerâmica quanto na matriz de cimento Portland.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Feliciane Andrade Brehm, Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Marlova Piva Kulakowski, Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora Adjunta dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Daiane Calheiro Evaldt, Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Carlos Alberto Mendes Moraes, Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Andrea Brasco Pampanelli, GKN do Brasil Ltda.

Downloads

Publicado

26.06.2013

Como Citar

BREHM, F. A.; KULAKOWSKI, M. P.; EVALDT, D. C.; MORAES, C. A. M.; PAMPANELLI, A. B. Análise da estabilização por solidificação de lodo de fosfatização em matrizes de cimento Portland e de cerâmica vermelha para a utilização na construção civil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 15–27, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/28419. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)