Relação entre atributos acústicos e características arquitetônicas de salas de concerto aplicando o método da síntese da forma

Autores

  • Vanessa Fátima de Medeiros Takahashi UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas
  • Stelamaris Rolla Bertoli UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Sala de concerto, Método de projeto, Acústica

Resumo

O artigo apresenta as relações das características arquitetônicas com a qualidade sonora da sala de concerto da Filarmônica de Berlim. Este estudo foi realizado por meio do método da síntese da forma proposto por Alexander, constituindo-se na primeira desta metodologia em projetos acústicos. A utilização desse método como uma ferramenta de análise procura compreender as soluções adotadas por cada projetista no desenvolvimento do projeto, e com isso otimizar o processo de projeto, tornando-o mais claro e menos dependente da tentativa e erro. Por meio dessa metodologia conseguiu-se estabelecer uma hierarquia de relações e de dependência das características do projeto arquitetônico da Filarmônica de Berlim. O resultado dessa hierarquia permitiu entender como o projeto se articula e como uma determinada característica arquitetônica influi no resultado da acústica da sala. Essa otimização do processo de projeto busca melhorar o diálogo e o desempenho da equipe envolvida no projeto, assim como evitar erros dispendiosos já que o processo se torna mais transparente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Fátima de Medeiros Takahashi, UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas

Stelamaris Rolla Bertoli, UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

18.01.2012

Como Citar

TAKAHASHI, V. F. de M.; BERTOLI, S. R. Relação entre atributos acústicos e características arquitetônicas de salas de concerto aplicando o método da síntese da forma. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 193–205, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/23412. Acesso em: 29 mar. 2024.