Influências dos algoritmos de condução e convecção sobre os resultados de simulações do comportamento térmico de edificações

Autores

  • Juliana Oliveira Batista Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC)
  • Roberto Lamberts Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC).
  • Saulo Güths Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Medições in loco, Desempenho térmico, Simulação computacional

Resumo

As trocas de calor determinam o balanço térmico das edificações, afetando a temperatura interna. O desempenho térmico pode ser analisado em função dos somatórios de graus-hora de resfriamento e aquecimento, obtidos a partir de simulações computacionais. Este trabalho visa selecionar algoritmos de condução e convecção disponíveis no software EnergyPlus v.6.0, para aplicação na simulação computacional da Casa Eficiente, localizada em Florianópolis, SC. As simulações foram calibradas para o verão, com base em dados medidos in loco, analisando-se o balanço térmico das superfícies e os somatórios de graus-hora de resfriamento de um ambiente interno. Para a condução, os ganhos de calor simulados superestimaram as medições em até 4,4 vezes, com o método das diferenças finitas. Com o algoritmo CTF, os ganhos foram subestimados em até 90%. O somatório de graus-hora de resfriamento (período de 22 a 25/01/2008, temperatura-base de 26 ºC) variou de 12,1 ºC a 21,5 ºC, em função dos coeficientes de convecção. O emprego dos algoritmos Simple para as paredes e Adaptive para o teto e o piso resultou nos menores desvios da temperatura do ar: 0,3 ºC a 0,9 ºC. Essa análise possibilitou uma seleção acurada dos algoritmos de condução e convecção, sendo eficaz para reduzir os desvios nas simulações do ambiente estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Batista, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC)

Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Roberto Lamberts, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC).

Saulo Güths, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

26.09.2011

Como Citar

BATISTA, J. O.; LAMBERTS, R.; GÜTHS, S. Influências dos algoritmos de condução e convecção sobre os resultados de simulações do comportamento térmico de edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 79–97, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/21650. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>