Toxicidade de materiais de construção: uma questão incontornável na construção sustentável

Autores

  • Fernando Pacheco Torgal Universidade do Minho
  • Said Jalali Universidade do Minho

Palavras-chave:

Toxicidade, COV´s, amianto, canalização em chumbo, radioactividade

Resumo

Evitar o uso de materiais de construção tóxicos é um dos princípios da construção sustentável. Os edifícios de habitação contêm muitos materiais tóxicos, alguns deles mesmo em conformidade com normativos regulamentares aplicáveis na Europa e em Portugal. Parte do problema deve-se à falta de formação de arquitetos e engenheiros nessa área, e a outra parte deve-se ao fato de a legislação sobre os limites da toxicidade ser influenciada por questões econômicas. Este artigo discute vários casos de toxicidade de materiais de construção pela revisão da literatura nessa área. Abrange o caso da emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), a toxicidade de agentes impregnantes, tintas, vernizes e outros materiais de construção, materiais que libertam fumos tóxicos em caso de incêndio, materiais à base de amianto, materiais radioativos e as canalizações em chumbo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Pacheco Torgal, Universidade do Minho

Projectista e Director de Obras (1993-2003), Mestre em Engª Civil (FCTUC-2002), Doutor Engª Civil (UBI-2007), autor de mais de 100 artigos e comunicações. Autor de 14 artigos em revistas ISI (Índice h=4.). Investigador na U. Minho.

Said Jalali, Universidade do Minho

Projectista e Director de Obras (1969-1984), Mestre em Engª Civil (U. Nova-1985), Doutor Engª Civil (Coventry-1991), autor de mais de 180 artigos e comunicações. Professor Catedrático em Engenharia Civil na U. Minho.

Downloads

Publicado

28.07.2010

Como Citar

TORGAL, F. P.; JALALI, S. Toxicidade de materiais de construção: uma questão incontornável na construção sustentável. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 41–53, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12753. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos