Métodos de aplicação da simulação computacional em edifícios naturalmente ventilados no clima quente e úmido

Autores

  • Sileno Cirne Trindade UFRN
  • Aldomar Pedrini UFRN
  • Raimundo Nonato Calazans Duarte UFCG

Palavras-chave:

Ventilação natural, Simulação computacional, Projeto arquitetônico

Resumo

A ventilação natural é o principal recurso passivo para a obtenção do conforto térmico em climas quentes e úmidos, reduzindo também o consumo energético com condicionamento artificial. Entretanto, arquitetos fazem restrição a seu uso por não haver garantias de solução dos problemas de conforto térmico, quando comparada aos sistemas artificiais. Nesse sentido, decidiu-se investigar formas de prever o comportamento da ventilação natural em edifícios através de ferramentas de simulação computacional, visando apoiar a tomada de decisão no projeto de arquitetura. O objeto de estudo é o edifício pré-fabricado, do tipo galpão, considerado como típico na cidade de Natal, RN. Utilizaram-se um programa de dinâmica de fluidos computacional (CFD) e um de simulação térmica e energética de edificações. O artigo tem como foco a discussão dos procedimentos necessários para viabilizar as análises da ventilação, indicando como o método teve de ser adequado à complexidade de sucessivas abordagens, resultando em simplificações e incertezas de resultados. Para exemplificar a abordagem apresentam-se alguns resultados de simulações. Ao final, as limitações e potencialidades do método são discutidas com base nas características dos códigos de simulações utilizados, das condições de simulação e da representatividade dos modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sileno Cirne Trindade, UFRN

Arquiteto e Urbanista da Superintendência de Infraestrutura da UFRN. Pesquisador do Labcon-UFRN.

Aldomar Pedrini, UFRN

Raimundo Nonato Calazans Duarte, UFCG

Engenheiro mecânico, doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), professor adjunto, Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

24.08.2010

Como Citar

TRINDADE, S. C.; PEDRINI, A.; DUARTE, R. N. C. Métodos de aplicação da simulação computacional em edifícios naturalmente ventilados no clima quente e úmido. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 37–58, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12110. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.