O projeto de parque urbano e os riscos da exposição ao calor

Autores

  • Marcelo Paes de Barros UFMT
  • Marta Dristina Jesus Albuquerque Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carlo Ralph De Musis Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Transtornos de estresse, Microclima, Área verde, Temperatura ambiente

Resumo

O artigo trata de um estudo desenvolvido no Parque Mãe Bonifácia, grande área verde na região central de Cuiabá, MT, entre novembro de 2007 e outubro de 2008, com o objetivo de avaliar a influência das diferentes intervenções urbanísticas sobre o ambiente térmico do lugar e os possíveis impactos destas nos níveis de estresse térmico a que estão submetidos os organismos dos usuários do espaço. A investigação dos diferentes microclimas foi realizada mediante medições fixas, na praça principal do Parque, e móveis, ao longo das trilhas. A aplicação da metodologia permitiu registrar atenuações da temperatura do ar de até 3,0 ºC nas trilhas mais estreitas, onde foi preservada a vegetação do lugar, enquanto outros espaços construídos no interior do Parque apresentaram elevações máximas de até 3,2 ºC, revelando a necessidade de precauções especiais para a prática de atividades físicas, especialmente na estação seca. Esses resultados sugerem que existe uma relação direta entre os padrões de ocupação do solo, topografia e características da vegetação de cada microespaço e o ambiente térmico do lugar, e que as intervenções do projeto, em alguns de seus espaços, não foram compatíveis com os rigores climáticos da região, acentuando as sensações de desconforto térmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Paes de Barros, UFMT

Engenheiro Civil, Doutorando em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá.

Marta Dristina Jesus Albuquerque Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Civil, Doutora em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso.

Carlo Ralph De Musis, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheiro Civil, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

27.06.2010

Como Citar

BARROS, M. P. de; NOGUEIRA, M. D. J. A.; DE MUSIS, C. R. O projeto de parque urbano e os riscos da exposição ao calor. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 147–156, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/10761. Acesso em: 18 abr. 2024.